A sala de aula invertida como ferramenta para o ensino de variação linguística : desafios e possibilidades
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A inclusão das novas tecnologias e o respeito e convivência da diversidade linguística no ensino de língua materna previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm encontrado desafios para sua efetivação, seja pela pouca formação continuada dos professores para uma educação linguística, pelo material didático disponibilizado e/ou pelo preconceito com as variedades menos prestigiadas pela sociedade, reforçado pelo apelo prescritivo da gramática normativa em sala de aula. Refletindo sobre isso, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o ensino híbrido, em especial, a metodologia sala de aula invertida e apresentar uma possibilidade de proposta didática como alternativa para atender a ambas as demandas supracitadas. Em diálogo com os autores Camargo e Daros (2018), Bacich, Neto e Trevisani (2015) sobre Ensino híbrido e a Sociolinguística Educacional, de Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (2007), por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se apontar evidências sobre os desafios e possibilidades de tal metodologia de ensino.
ABSTRACT: The inclusion of new technologies and the respect and coexistence of linguistic diversity in mother tongue teaching provided for in the BNCC (National Common Curricular Base) have encountered obstacles and/or delays in their implementation, whether due to the lack of continued training of teachers for linguistic education, due to the teaching material available and/or the prejudice against varieties less prestigious in society, reinforced by the prescriptive appeal of normative grammar in the classroom. Reflecting on this, the present work aimed to analyze hybrid teaching, in particular, the flipped classroom methodology, and present a didactic proposal as an alternative to meet both of the aforementioned demands. In dialogue with the authors Camargo and Daros (2018), Bacich, Neto and Trevisani (2015) on Hybrid teaching and Educational Sociolinguistics, by Bortoni-Ricardo (2004) and Bagno (2007), through bibliographical research, we sought point out evidence about the challenges and possibilities of such a teaching methodology.
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