GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: da teoria à prática

Gonçalves, Danndara Wagmaker (2023)

tcc

Este trabalho objetivou versar sobre os princípios da gestão democrática nas escolas e compreender a efetiva aplicabilidade desse conceito no cotidiano escolar. Este tema vem ganhando destaque no cenário atual brasileiro, uma vez em que passamos por um momento de grande polarização, causado pelo período eleitoral vivenciado no ano passado. A partir desses apontamentos, essa pesquisa tem como objetivos principais: descrever os princípios, conceitos e pressupostos sobre a gestão escolar democrática, por meio do Referencial Teórico; desenvolver uma Revisão de Literatura, a fim de identificar, analisar, avaliar e sintetizar pesquisas anteriores sobre o tema; e discutir em que medida os pressupostos apresentados nas teorias são de fato aplicados nos ambientes escolares. Levando em consideração a experiência em duas escolas de Tempo Integral, analisou-se como (e se) essas instituições de ensino têm aplicado os princípios de gestão democrática escolar. Por fim, as discussões finais evidenciam que os conceitos de gestão democrática ainda carecem de serem consolidados e que a gestão no ambiente escolar ainda reproduz mecanismos de ordem autoritárias e tradicionalistas.


Collections: