O PAPEL DO GESTOR DEMOCRÁTICO NO CONTEXTO DA DINÂMICA ESCOLAR

Queiroz, Lorena de Souza Santos (2023)

tcc

O gestor democrático é aquele que promove a participação ativa e colaborativa de toda a comunidade escolar, reconhecendo a importância dos diferentes atores e perspectivas presentes na escola. Além disso, um líder participativo, incentiva o diálogo, a escuta ativa, transparência, comunicação efetiva, respeito à diversidade, possuindo capacidade de mediação, envolvimento com a comunidade, tendo visão estratégica, para a construção de uma gestão escolar inclusiva, participativa e comprometida com a aprendizagem dos alunos. Baseado nesta premissa, este trabalho traz o seguinte problema: Quais as características de um ambiente escolar à luz de um gestor democrático? Desta forma o objetivo geral desta pesquisa centra-se em demonstrar as características do gestor democrático no contexto da dinâmica escolar. Esta pesquisa é de caráter qualitativa, de natureza exploratória, consistindo em uma revisão de literatura. Foi realizada uma revisão abrangente sobre a temática da gestão escolar democrática, selecionando dois Artigos Científicos e uma Tese de Doutorado, referências relevantes, para fundamentar este trabalho. Através da pesquisa bibliográfica, da revisão de literatura e da coleta de dados, foi possível realizar uma análise crítica da temática central proposta neste trabalho, de modo que foi possível identificar e caracterizar o perfil de um gestor democrático no ambiente escolar. Todos os resultados, dados e análises estão descritos neste trabalho final. Palavras-chave: Educação, Gestão escolar, Gestor Democrático.


Collections: