Diversidade cultural: os desafios para a gestão escolar
tcc
O presente trabalho final de conclusão de curso trata-se de uma revisão qualitativa, de natureza exploratória, que tem como objetivos compreender e explorar o conhecimento acerca da diversidade cultural e das múltiplas vozes no contexto escolar, bem como entender sua importância na gestão escolar e promover uma educação inclusiva nas escolas. Ademais, tal pesquisa foi desenvolvida baseando-se em teses e disertações reconhecidas na comunidade acadêmica para construção do referêncial teórico e em artigos atualizados para realização da revisão de literatura. Sendo esses artigos criticamente selecionados contendo assuntos relevantes sobre o assunto, para enfim trazer uma riqueza de perspectivas e experiências que podem enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, pois a escola é um pilar fundamental na construção de uma sociedade justa, igualitária, inclusiva e equitativa, capaz de promover o desenvolvimento integral de todos, principalmente os estudantes, para que se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas origens culturais, étnicas, linguísticas, religiosas, de gênero ou de orientação sexual.
This final course conclusion work is a qualitative review, of an exploratory nature, which aims to understand and explore knowledge about cultural diversity and multiple voices in the school context, as well as understanding its importance in school management and promote inclusive education in schools. Furthermore, this research was developed based on theses and dissertations recognized in the academic community to construct the theoretical framework and on updated articles to carry out the literature review. These articles are critically selected containing relevant topics on the subject, ultimately bringing a wealth of perspectives and experiences that can enrich the learning and development process of students, as school is a fundamental pillar in the construction of a fair, egalitarian, inclusive society and equitable, capable of promoting the integral development of everyone, especially students, so that they feel valued and respected, regardless of their cultural, ethnic, linguistic, religious, gender or sexual orientation origins.
Redes Sociais