OS EFEITOS DAS MUDANÇAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES E NA CONCEPÇÃO DE CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Silva, Aline Savi da (2023)

tcc

Esta pesquisa é resultado de um estudo de campo realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) da Cidade de São Paulo, cujo tema abordou o Projeto Político Pedagógico (PPP) enquanto documento que tem a função organizar o trabalho pedagógico da unidade de ensino como um todo. Deste modo, é imprescindível na definição das concepções a serem adotadas como diretrizes pela equipe escolar, e consequentemente, subsidiar o desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes e todas as demais ações da escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender o impacto do PPP, de um CEI de São Paulo, nas práticas pedagógicas docentes e no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, considerando a participação docentes na elaboração, implementação, revisão e replanejamento das versões do documento, dentro do recorte temporal de 2018 a 2023. Além disso, a fim de evidenciar a importância da construção coletiva do PPP, bem como a necessidade de revisá-lo e replanejar sempre que necessário, buscou-se identificar como se deu a articulação da equipe de gestão da instituição para promover a participação dos docentes na elaboração e implementação do documento. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo, cujos instrumentos de produção e coleta de dados foram: a análise documental das versões do PPP referentes ao período de 2018 a 2023 e a entrevista semiestruturada desenvolvida com os sujeitos da pesquisa. Os resultados encontrados na análise da instituição indicam que, embora o PPP seja um documento cuja construção deveria ser coletiva, a gestão democrática ainda não se efetivou de forma plena. Por outro lado, ficou evidente que, mesmo na ausência de participação direta dos docentes na elaboração do PPP, a simples apropriação através da coordenadora reflete-se nas práticas pedagógicas, conforme revelado nas entrevistas.


Collections: