A gestão escolar democrática no cenário de pós-pandemia em uma escola municipal de São Francisco do Conde/BA.
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RESUMO: Este trabalho reflete sobre a gestão escolar democrática no período de pós-pandemia da COVID-19, visando a compreender como a gestão escolar democrática contribui para o cumprimento da função social da escola no período pós-pandemia da COVID-19, em uma escola pública dos anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de São Francisco do Conde (BA). Por meio de levantamento bibliográfico realizado em conjunto com o levantamento de dados junto aos sujeitos, a pesquisa envolveu uma gestora e uma coordenadora pedagógica como participantes. Os resultados apontam que a gestão escolar tem enfrentado desafios no âmbito estrutural, bem como socioemocionais para a garantia da aprendizagem dos educandos. Foi possível inferir que no período após a pandemia da COVID-19 as escolas têm buscado se adaptar e identificar as mudanças na sua cultura. Houve mudança na postura da gestão, permitindo que os demais membros tenham autonomia, bem como a sensibilidade e empatia promovida no espaço escolar com os educandos e profissionais da educação. No caso específico da comunidade pesquisada, percebeu-se que as dificuldades enfrentadas pela escola não são responsabilidade exclusiva da gestão. Uma vez que a gestão escolar democrática também é responsabilidade do estado, cabe à gestão do município fornecer os recursos materiais para a comunidade pesquisada, que possui a especificidade de estar há 03 anos longe de sua estrutura física e comunidade de origem, devido a questões estruturais do seu prédio.
ABSTRACT: This work reflects on democratic school management in the post-pandemic period of COVID-19, aiming to understand how democratic school management contributes to fulfilling the social function of the school in the post-pandemic period of COVID-19, in a public school of the Early Years of Elementary School, in the municipality of São Francisco do Conde (BA). Through a bibliographic survey carried out in conjunction with data collection with the subjects, the research involved a manager and a pedagogical coordinator as participants. The results show that school management has faced structural and socio-emotional challenges in guaranteeing student learning. It was possible to infer that in the period following the COVID-19 pandemic, schools are trying to adapt and identify changes in their culture. There has been a change in the attitude of management, allowing other members to have autonomy, as well as the sensitivity and empathy promoted in the school space with students and education professionals. In the specific case of the community surveyed, it was clear that the difficulties faced by the school are not the sole responsibility of the management. Since democratic school management is also the responsibility of the state, it is up to the municipality to provide material resources for the community surveyed, which has the specificity of being three years away from its physical structure and community of origin, due to structural issues with its building.
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