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FIOS QUE TECEM A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHEIROS/ES

dc.contributor.advisorMoraes, Sandrina Wandel Rei de
dc.contributor.authorFigueiredo, Ana Cláudia de Souza
dc.date.accessioned2023
dc.date.available2023
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFios que tecem a Gestão Escolar em uma escola no município de Pinheiros/ES / Ana Cláudia de Souza Figueiredo. - 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4003
dc.description.abstractEste estudo integra o Trabalho Final de Curso da Especialização em Gestão Escolar oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2008), Lück (2002) e Paro (1986), buscou-se investigar como se efetiva a gestão escolar em uma unidade de ensino de tempo integral no município de Pinheiros/ES. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de abordagem foi qualitativa e objetivo exploratório, com aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas. A partir dos estudos, verificou-se que muitos foram os desafios na implementação do Tempo Integral na escola pesquisada, mas com uma gestão democrática e participativa é possível trabalhar em prol do direito à aprendizagem, com equidade para todos os alunos em todas as suas etapas de ensino. A gestão escolar é peça fundamental nesse processo, pois tem a responsabilidade de liderar a equipe de profissionais e a comunidade escolar na busca pela concretização de tal direito, mesmo enfrentando todos os fatores externos e internos que dificultam essa tarefa no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio integra el Trabajo Final de Curso de Especialización en Gestión Escolar ofrecido por el Instituto Federal del Espíritu Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2008), Lück (2002) e Paro (1986), buscou-se investiga como se efetiva a gestão escolar em uma unidade de ensino de tempo integral no município de Pinheiros/ES. Metodológicamente, se desarrolla un estudio bibliográfico de abordaje cualitativo y objetivo exploratorio, con aplicaciones de cuestionarios con perguntas fechadas y abiertas. A partir de dos estudios, se verifica que muchos desafíos en la implementación del Tempo Integral en la escuela pesquisada, pero con una gestión democrática y participativa es posible trabajar en pro del derecho de aprendizaje, con equidad para todos los alumnos en todas sus etapas. de ensino. A gestão escolar é peça fundamental nesse processo, pois tem a responsabilidade de liderar a equipe de profissionais e a comunidade escolar na busca pela concretização de tal direito, mesmo enfrentardo todos os fatores externos e internos que dificultam esa tarefa no ambiente escolar.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTempo Integralpt_BR
dc.subjectParticipativapt_BR
dc.titleFIOS QUE TECEM A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHEIROS/ESpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localPinheiros-ESpt_BR
ifes.campusCampus_Centro-Serranopt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
ifes.course.underposgraduateGestão Escolar para os Profissionais da Educação
dc.contributor.memberAurélio, Renato Pereira
dc.contributor.memberPinheiro, Rômulo dos Santos
dc.contributor.memberPícule, Vaneilde Alves Leite
dc.contributor.memberPinheiro, Fabiana Ferreira


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