FIOS QUE TECEM A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHEIROS/ES

Figueiredo, Ana Cláudia de Souza (2023)

tcc

Este estudo integra o Trabalho Final de Curso da Especialização em Gestão Escolar oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2008), Lück (2002) e Paro (1986), buscou-se investigar como se efetiva a gestão escolar em uma unidade de ensino de tempo integral no município de Pinheiros/ES. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de abordagem foi qualitativa e objetivo exploratório, com aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas. A partir dos estudos, verificou-se que muitos foram os desafios na implementação do Tempo Integral na escola pesquisada, mas com uma gestão democrática e participativa é possível trabalhar em prol do direito à aprendizagem, com equidade para todos os alunos em todas as suas etapas de ensino. A gestão escolar é peça fundamental nesse processo, pois tem a responsabilidade de liderar a equipe de profissionais e a comunidade escolar na busca pela concretização de tal direito, mesmo enfrentando todos os fatores externos e internos que dificultam essa tarefa no ambiente escolar.

Este estudio integra el Trabajo Final de Curso de Especialización en Gestión Escolar ofrecido por el Instituto Federal del Espíritu Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2008), Lück (2002) e Paro (1986), buscou-se investiga como se efetiva a gestão escolar em uma unidade de ensino de tempo integral no município de Pinheiros/ES. Metodológicamente, se desarrolla un estudio bibliográfico de abordaje cualitativo y objetivo exploratorio, con aplicaciones de cuestionarios con perguntas fechadas y abiertas. A partir de dos estudios, se verifica que muchos desafíos en la implementación del Tempo Integral en la escuela pesquisada, pero con una gestión democrática y participativa es posible trabajar en pro del derecho de aprendizaje, con equidad para todos los alumnos en todas sus etapas. de ensino. A gestão escolar é peça fundamental nesse processo, pois tem a responsabilidade de liderar a equipe de profissionais e a comunidade escolar na busca pela concretização de tal direito, mesmo enfrentardo todos os fatores externos e internos que dificultam esa tarefa no ambiente escolar.


Colecciones: