Utilização do software GeoGebra no processo de ensinoaprendizagem de funções polinomiais do primeiro grau em turma do 9º ano do ensino fundamental

Schunck, Luan Mendes (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho aborda a interseção entre a Pedagogia da Autonomia, proposta por Paulo Freire, e a aplicação do software GeoGebra no processo de ensinoaprendizagem de funções polinomiais do primeiro grau. O estudo se concentra em uma turma do 9º ano com 28 alunos de uma escola privada em Vila Velha, ES, selecionada mediante critérios específicos. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, houve a apresentação do software GeoGebra e suas funcionalidades, sem a produção de dados. Na segunda etapa, os alunos aplicaram o software em uma tarefa específica, explorando como os coeficientes afetam o comportamento gráfico das funções. As etapas foram realizadas em duas aulas de cinquenta minutos cada, uma para cada etapa da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de observação participante, áudio e vídeo. A pesquisa tem como objetivo compreender como o uso do software GeoGebra pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de funções polinomiais em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa indicam que a utilização do GeoGebra teve uma contribuição efetiva no processo de ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro grau, uma vez que a mesma tarefa, sem o uso do GeoGebra, demandaria consideravelmente mais tempo do que as duas aulas de 50 minutos empregadas, além de tornar o processo mais atraente, devido aos recursos visuais oferecidos pelo software, que podem ser explorados pelos alunos.


Collections: