A estrutura potencial do gênero (EPG) apresentação de doutorado da área da administração

Siston, Gabriel Magalhães (2023)

tcc

RESUMO: O trabalho com a oralidade ainda é muito recente e escasso em comparação com as pesquisas de gêneros escritos (MARCUSCHI, 2005), sobretudo em gêneros acadêmicos. Castilho (2003) orienta os professores e os alunos a gravarem e transcreverem os gêneros orais a fim de que percebam as reais condições de produção do texto falado. Sendo assim, nosso projeto soma esforços aos estudos da escrita acadêmica para descrever a Estrutura Potencial do gênero (EPG, HASAN, 1989) oral ’’Apresentação de doutorado’’. Em nossa investigação, transcrevemos um conjunto de cinco defesas disponibilizadas no youtube pelo curso em administração da pós-graduação da Faculdade de Economia e Negócios (FEA) durante os anos de dois mil e vinte (2020) e dois mil e vinte e um (2021), pelo aplicativo Transktiptor. Ao decorrer da investigação, utilizamos como aporte teórico-metodológico as teorias sistêmico-funcionais de Hasan, a Estrutura Potencial do Gênero e a Configuração Contextual para a análise desse corpus. Quanto aos resultados da Configuração Contextual (CC), evidenciou-se o que o gênero expõe um trabalho acadêmico científico, as relações realizadas por ele são hierárquicas com avaliação entre o aluno de doutorado e os membros arguidores da banca, além da distância social quase máxima, já o modo pelo qual ela é realizado ocorre pela linguagem verbal constitutiva, com canal fônico e gráfico, e a demonstração de slides com contato visual. Quanto a sua Estrutura do gênero (EPG): (AG)*^CO*^OB*^OT*’^MT*^(JT’)^RT*^HP*’^(AG)*^DR*’^(CT)^CF^(RF)^CN. Os elementos obrigatórios contexto de pesquisa, organização do texto, objetivos, metodologia, referencial teórico, hipótese, discussão e resultados, considerações finais e condução; (b) os elementos optativos agradecimento, justificativa, referências e contagem do tempo; e (c) os elementos iterativos organização do texto iterativo, discussão e resultados iterativo e justificativa iterativa. Consideram-se os elementos Organização da Apresentação (OA) e a Condução (CN) como elementos que evidenciam a modalidade oral evidenciada pela Configuração Contextual. Quanto a variabilidade (*) dos elementos Contexto de Pesquisa (CP), Objetivo (OB), Organização do Texto (OT), Metodologia (MT), Referencial Teórico (RT) e Discussão e Resultados (DR), isso se deve também a modalidade oral, a qual os interlocutores - doutores, doutorandos e arguidores - produzem o texto sem uma ordem padrão para os elementos.