Melhoria da gestão de estoque em uma distribuidora de doces e bebidas na Grande Vitória
tcc
Resumo : A competição nos mercados globais está se intensificando cada vez mais. Nesse contexto, uma das principais dificuldades enfrentadas por empresas varejistas é manter um controle equilibrado de estoque, evitando problemas de escassez ou falta de demanda. O objetivo deste estudo consiste em verificar as possibilidades de ganhos de eficiência na gestão de estoque de uma empresa por meio das ferramentas Curva ABC e Sistema Q. Essas medidas visam manter um estoque constante e proporcionar uma gestão mais estável. O estudo é baseado na análise do histórico da empresa, buscando identificar oportunidades de melhoria e redução de custos. A metodologia adotada é o estudo de caso, e através da aplicação do modelo de revisão contínua (Sistema "Q"), o estudo propõe a adaptação das premissas relacionadas aos produtos de maior impacto, como estoque de segurança, lote econômico de compra, ponto de reposição e quantidade média de pedidos.
Abstract : The competition in global markets is increasingly intensifying. In this context, one of the main challenges faced by retail companies is maintaining a balanced inventory control, avoiding shortages or lack of demand problems. The objective of this case study is to map the main inventory management tools described in the literature, suggesting a suitable model for the most critical product and comparing it with the model currently used by a micro-enterprise in the retail sector. These measures aim to maintain a steady inventory and provide more stable management. The study is based on an analysis of the company's history, seeking to identify opportunities for improvement and cost reduction. The methodology adopted is the case study, and through the application of the continuous review model (System "Q"), the study proposes the adaptation of assumptions related to high-impact products, such as safety stock, economic order quantity, reorder point, and average order quantity.
- Engenharias641
Redes Sociais