A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: (DES)CONSTRUÇÕES E ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
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Nas páginas subsequentes apresentamos uma experiência investigativa qualitativa, com aproximações à Pesquisa-Ação, cujo objetivo foi investigar o uso de saberes apropriados pela História e Filosofia da Ciência nas relações entre a alfabetização científica e linguística, a partir das (des)construções e análises de ações pedagógicas realizadas em uma escola municipal em Cariacica-ES. Para tanto, foi produzido uma coleção composta de três livros paradidáticos infantis, como produto educacional, abordando temas relacionados com uma perspectiva histórica e filosófica da ciência, bem como mobilizando processos de desenvolvimento das habilidades concernentes a alfabetização linguística e científica. Os dados do estudo foram produzidos e construídos mediante interações ativas de duas turmas de 1º ano (crianças de 6 e 7 anos) e duas turmas de 2º ano do ensino fundamental (crianças de 7 e 8 anos) e suas professoras responsáveis, na utilização do produto educacional. As ações pedagógicas foram acompanhadas e/ou mediadas pelo pesquisador, bem como registradas por meio de formulários de observação-participante, de vídeo-gravações das aulas e do recolhimento de atividades escritas e/ou desenhadas pelos estudantes. A análise de dados, tomando como referência o método hermenêutico-dialético, buscou relacionar os fundamentos teóricos revisados acerca da Alfabetização Linguística e Científica, enquanto processos de aprendizagem, e da História e Filosofia da Ciência, com suas ramificações conceituais e procedimentais, para identificar os indícios de desenvolvimento cognitivo dos alunos na relação com as práticas “indisciplinares” (des)construídas no decorrer da investigação. Por meio da práxis, identificamos que um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento humano é capaz de mobilizar o reconhecimento da humanidade inerente à ciência e sua constituição social, política, econômica e cultural, além de colaborar para a compreensão de termos científicos e dos impactos da aplicação dos conhecimentos no mundo, desenvolvendo um espírito científico capaz de reconhecer e superar obstáculos epistemológicos e de assumir as responsabilidades inerentes à ciência. Além disso, a prática pedagógica investigada mostrou que tomar o texto como elemento de centralidade para abordar reflexões acerca da História e Filosofia da Ciência contribui para o desenvolvimento de habilidades alfabéticas, além de se carregar da potencialidade de ampliar o vocabulário ativo e passivo dos estudantes e (des)construir narrativas e discursos, reconectando a experiência de aprendizagem com a complexidade humana que se alimenta da indisciplina do conhecimento.
In the following pages, we present a qualitative research experience, with approaches to Research-Action, whose aim was to investigate the use of knowledge appropriated by the History and Philosophy of Science in the relationship between scientific and linguistic literacy, based on the (de)constructions and analysis of pedagogical actions carried out in a municipal school in Cariacica-ES. To this end, a collection of three children's paradidactic books was produced as an educational product, addressing themes related to a historical and philosophical perspective of science, as well as mobilizing processes for the development of skills related to linguistic and scientific literacy. The study's data was produced and collected through active interactions between two 1st grade classes (children aged 6 and 7) and two 2nd grade classes (children aged 7 and 8) and their teachers, using the educational product. The pedagogical actions were monitored and/or mediated by the researcher, as well as recorded using participant observation forms, video recordings of the lessons and the collection of activities written and/or drawn by the students. The data analysis, using the hermeneutic-dialectic method as a reference, sought to relate the theoretical foundations reviewed about Linguistic and Scientific Literacy, as learning processes, and the History and Philosophy of Science, with its conceptual and procedural ramifications, in order to identify signs of the students' cognitive development in relation to the "indisciplines" practices (un)constructed during the course of the investigation. Through praxis, we identified that pedagogical work based on the historical and philosophical experience of the construction of human knowledge is capable of mobilizing the recognition of the humanity inherent in science and its social, political, economic and cultural constitution, as well as collaborating in the understanding of scientific terms and the impacts of the application of knowledge in the world, developing a scientific spirit capable of recognizing and overcoming epistemological obstacles and assuming the responsibilities inherent in science. In addition, the pedagogical practice investigated showed that taking the text as a central element to approach reflections on the History and Philosophy of Science contributes to the development of alphabetical skills, as well as having the potential to broaden students' active and passive vocabulary and (de)construct narratives and discourses, reconnecting the learning experience with the human complexity that feeds on the indiscipline of knowledge.
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