Show simple item record

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - tdah: a importância do diagnóstico e do autoconhecimento na vida educativa e profissional

dc.contributor.advisorLima, Alba Janes Santos
dc.contributor.authorSilva, Emylli Pereira da
dc.date.accessioned2023-12-15T18:03:28Z
dc.date.available2023-12-15T18:03:28Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA - Emylli Pereira da. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: a importância do autoconhecimento na vida educativa e profissional. 2023. 38 p. Dissertação (Trabalho para Conclusão de Especialização) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Viana, Viana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3968
dc.description.abstractNo presente trabalho buscamos nos aprofundar de registros sociais que marcaram a história da exclusão à inclusão de pessoas com necessidades específicas, especialmente no ambiente escolar. O objetivo da pesquisou visou analisar o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas que tenham Transtorno do Déficit de Atenção-TDAH no espaço escolar. As entrevistas abertas nos possibilitaram uma aproximação das experiências de duas pessoas com TDAH que falaram sobre suas vivências desde a educação básica até o mercado de trabalho, trazendo depoimentos que trataram sobre o contexto escolar, profissional, pessoal e participação familiar. Os relatos dos entrevistados foram norteadores para os desdobramentos dessa pesquisa, pois nos ajudaram a explorar os objetivos estabelecidos inicialmente, uma vez que, nos possibilitou refletir sobre o papel da educação na vida de pessoas com necessidades específicas. Percebemos a importância da finalidade educacional na vida das pessoas de um modo geral, especialmente quando esta é praticada de forma inclusiva, já que oferece informações à sociedade a respeito da diversidade humana podendo assim minimizar o preconceito sobre as pessoas com necessidades específicas por meio das experiências vividas no espaço escolar. Por fim, finalizamos esse trabalho afirmando que o acolhimento as diferenças permitem um maior entendimento daquilo que se apresenta com diferente dos padrões normativos da sociedade. Acreditamos que a educação pode romper com preconceito e oferecer naturalmente novos hábitos socais que acolham a diversidade subjetiva para que todos vivam dignamente, tendo suas limitações respeitadas e potencializadas.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Inclusãopt_BR
dc.titleTranstorno do déficit de atenção com hiperatividade - tdah: a importância do diagnóstico e do autoconhecimento na vida educativa e profissionalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVianapt_BR
ifes.campusCampus_Vianapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vianapt_BR
ifes.course.underposgraduatePós-Graduação Latu Senso Em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberAdeodato, Ademir
dc.contributor.memberParaguassú, Paulo Soares Santos
dc.contributor.memberCarvalho, Ronaldo Roella de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record