dc.contributor.advisor | Lima, Alba Janes Santos | |
dc.contributor.author | Silva, Emylli Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T18:03:28Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T18:03:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA - Emylli Pereira da. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: a importância do autoconhecimento na vida educativa e profissional. 2023. 38 p. Dissertação (Trabalho para Conclusão de Especialização) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Viana, Viana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3968 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho buscamos nos aprofundar de registros sociais que marcaram a história da exclusão à inclusão de pessoas com necessidades específicas, especialmente no ambiente escolar. O objetivo da pesquisou visou analisar o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas que tenham Transtorno do Déficit de Atenção-TDAH no espaço escolar. As entrevistas abertas nos possibilitaram uma aproximação das experiências de duas pessoas com TDAH que falaram sobre suas vivências desde a educação básica até o mercado de trabalho, trazendo depoimentos que trataram sobre o contexto escolar, profissional, pessoal e participação familiar. Os relatos dos entrevistados foram norteadores para os desdobramentos dessa pesquisa, pois nos ajudaram a explorar os objetivos estabelecidos inicialmente, uma vez que, nos possibilitou refletir sobre o papel da educação na vida de pessoas com necessidades específicas. Percebemos a importância da finalidade educacional na vida das pessoas de um modo geral, especialmente quando esta é praticada de forma inclusiva, já que oferece informações à sociedade a respeito da diversidade humana podendo assim minimizar o preconceito sobre as pessoas com necessidades específicas por meio das experiências vividas no espaço escolar. Por fim, finalizamos esse trabalho afirmando que o acolhimento as diferenças permitem um maior entendimento daquilo que se apresenta com diferente dos padrões normativos da sociedade. Acreditamos que a educação pode romper com preconceito e oferecer naturalmente novos hábitos socais que acolham a diversidade subjetiva para que todos vivam dignamente, tendo suas limitações respeitadas e potencializadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Inclusão | pt_BR |
dc.title | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - tdah: a importância do diagnóstico e do autoconhecimento na vida educativa e profissional | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Viana | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Viana | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Viana | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-Graduação Latu Senso Em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Adeodato, Ademir | |
dc.contributor.member | Paraguassú, Paulo Soares Santos | |
dc.contributor.member | Carvalho, Ronaldo Roella de | |
Redes Sociais