Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - tdah: a importância do diagnóstico e do autoconhecimento na vida educativa e profissional

Silva, Emylli Pereira da (2023)

tcc

No presente trabalho buscamos nos aprofundar de registros sociais que marcaram a história da exclusão à inclusão de pessoas com necessidades específicas, especialmente no ambiente escolar. O objetivo da pesquisou visou analisar o processo de inclusão de pessoas com necessidades específicas que tenham Transtorno do Déficit de Atenção-TDAH no espaço escolar. As entrevistas abertas nos possibilitaram uma aproximação das experiências de duas pessoas com TDAH que falaram sobre suas vivências desde a educação básica até o mercado de trabalho, trazendo depoimentos que trataram sobre o contexto escolar, profissional, pessoal e participação familiar. Os relatos dos entrevistados foram norteadores para os desdobramentos dessa pesquisa, pois nos ajudaram a explorar os objetivos estabelecidos inicialmente, uma vez que, nos possibilitou refletir sobre o papel da educação na vida de pessoas com necessidades específicas. Percebemos a importância da finalidade educacional na vida das pessoas de um modo geral, especialmente quando esta é praticada de forma inclusiva, já que oferece informações à sociedade a respeito da diversidade humana podendo assim minimizar o preconceito sobre as pessoas com necessidades específicas por meio das experiências vividas no espaço escolar. Por fim, finalizamos esse trabalho afirmando que o acolhimento as diferenças permitem um maior entendimento daquilo que se apresenta com diferente dos padrões normativos da sociedade. Acreditamos que a educação pode romper com preconceito e oferecer naturalmente novos hábitos socais que acolham a diversidade subjetiva para que todos vivam dignamente, tendo suas limitações respeitadas e potencializadas.


Collections: