Delivery e comportamento do consumidor: uma análise sobre os impactos e efeitos da pandemia na utilização do serviço em Colatina
tcc
RESUMO: O artigo descreve uma pesquisa que tem como objetivo analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no uso do serviço de delivery de alimentos em Colatina, Espírito Santo. A pesquisa também buscou entender como esses impactos afetaram o comportamento do consumidor. Foram abordados conceitos teóricos, o crescimento do serviço de delivery, e um pouco sobre as atividades econômicas de Colatina. A pesquisa foi dividida em referencial teórico, metodologia e resultados e discussões. O objetivo maior foi demonstrar como a pandemia alterou o comportamento das pessoas, comparando seus hábitos pré e pós-pandemia. Para isso a pesquisa se deu em duas etapas, uma de revisão bibliográfica e outra de aplicação de questionário via Google Forms, utilizando a metodologia quantitativa e qualitativa. Além disso, a amostra utilizada consistiu em jovens e adultos com idade a partir de 18 anos e que utilizam o serviço mencionado no município de Colatina. A partir dos resultados observa-se que de fato a pandemia modificou a forma como as pessoas consomem no município, evidenciou-se também uma maior adesão ao serviço de delivery, bem como ao meio de compras digital como um todo
ABSTRACT: The article describes research that aims to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on the use of food delivery services in Colatina, Espírito Santo. The research also sought to understand how these impacts affected consumer behavior. Theoretical concepts, the growth of the delivery service, and a little about Colatina's economic activities were covered. The research was divided into theoretical framework, methodology and results and discussions. The main objective was to demonstrate how the pandemic changed people's behavior, comparing their pre- and post-pandemic habits. For this purpose, the research took place in two stages, one involving a bibliographical review and the other involving the application of a questionnaire via Google forms, using quantitative and qualitative methodology. Furthermore, the sample used consisted of young people and adults aged 18 and over who use the aforementioned service in the municipality of Colatina. From the results it is observed that the pandemic has in fact changed the way people consume in the municipality, there was also a greater adherence to the delivery service, as well as to the digital shopping environment as a whole.
Redes Sociais