Marketing esportivo : uma revisão integrativa sobre os benefícios, riscos e desafios para as empresas
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RESUMO: O objetivo deste trabalho foi demonstrar, mediante revisão integrativa, a importância da decorrência, deflagração e consolidação de um cenário mercadológico cada vez mais competitivo no transcorrer das últimas décadas, em que organizações empresariais têm buscado constantemente promover os seus respectivos produtos nos segmentos em que atuam. Para tanto, considera-se relevante o conjunto de estratégias disruptivas a serem adotadas com fins de promover a diferenciação dos produtos concorrentes para que assim sejam alcançadas vantagens competitivas, mas sendo fulcral acentuar que medidas inovadoras trazem consigo também riscos, requerendo uma qualificação metodológica nos processos de tomada de decisões dessa magnitude. O marketing esportivo representa especificamente uma dessas estratégias capazes de não somente introduzir, mas também engajar ou não as empresas na prospecção e fidelização de clientes, sobretudo por meio da imersão nas mídias sociais e da significativa propagação da informação presente nos dias atuais. Diante disso, com base em um levantamento de estudos científicos sobre essa temática, este trabalho objetiva elucidar com maior detalhamento o que a adoção do marketing esportivo proporciona às empresas quanto aos desafios, riscos e benefícios aos quais elas estão sujeitas ao optar por essa medida. Metodologicamente, a pesquisa apresenta caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualiquantitativa, tratando-se de uma revisão integrativa de literatura. Ademais, a coleta de dados se deu por meio de dados primários e secundários. Os resultados obtidos apontaram principalmente para o entendimento de que os riscos e os desafios encontrados pelas organizações empresariais se voltam para a reputação a elas atribuídas. Sendo assim, a procura por informações dos patrocinadores, atletas e agremiações deve ser a mais bem estruturada possível, de forma a mitigar as possibilidades de riscos e investimentos equivocados, haja vista que aplicar recursos em entidades, atletas ou agremiações impactarão a imagem dessas companhias. Em contrapartida, as vantagens obtidas orbitam na valorização da marca, bem como o aumento da reputação diante do público-alvo e do aumento das vendas, culminando em retornos significativos.
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