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SAÚDE MENTAL E A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas – IFES, Campus Santa Teresa

dc.contributor.advisorScalzer, Jaquelini
dc.contributor.authorEvangelista, Dâmarys Fieni
dc.contributor.authorMondoni, Tatiane Bissi
dc.date.accessioned2023-12-14T12:40:36Z
dc.date.available2023-12-14T12:40:36Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Dâmarys Fieni; MONDONI, Tatiane Bissi. Saúde mental e a qualidade do processo ensino aprendizagem: um olhas a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - IFES, Campus Santa Teresa. 2023. 35 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3948
dc.description.abstractEsta pesquisa visou identificar a percepção que a comunidade acadêmica do Ifes, campus Santa Teresa, possui acerca da saúde mental de alunos e servidores, destacando seu impacto no bem-estar e desempenho dos indivíduos. Como recorte amostral de docentes e discentes, a presente pesquisa focou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Partindo do pressuposto que a promoção da saúde mental é essencial para uma sociedade saudável e resiliente, bem como para organização e desempenho dos indivíduos, buscou-se identificar as políticas existentes no campus para criar um ambiente saudável social, emocional e psicologicamente. Além disso, o trabalho também abordou as possíveis práticas que podem oferecer suporte à saúde mental dos estudantes e professores, provocando um diálogo reflexivo sobre a importância de obter espaços de acolhimento e uma rede de suporte, que promova a saúde mental na comunidade acadêmica. Por meio de entrevistas, questionários e conversas com servidores ligados ao acolhimento e à assistência, docentes e discentes, verificou-se que na perspectiva dos sujeitos envolvidos, o bem-estar mental afeta diretamente o desempenho acadêmico, e ressalta a importância de promover ações neste sentido, como serviços de aconselhamento, prevenção, sensibilização e suporte psicológico. Por fim, a pesquisa propôs um estudo sobre a importância da saúde mental e do bem-estar cognitivo dos alunos e professores, do curso de Ciências Biológicas do IFES campus Santa Teresa, para o processo de ensino-aprendizagem, focando em identificar desafios e propor estratégias para promover a saúde mental no ambiente escolar. Além de contribuir para a literatura sobre saúde mental na educação superior, este trabalho ofereceu insights práticos e direcionados para a gestão acadêmica do IFES, com o intuito de melhorar o bem-estar dos estudantes e professores e, por conseguinte, melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleSAÚDE MENTAL E A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas – IFES, Campus Santa Teresapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8766293572863882pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7495001061186941pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1542737525038734pt_BR
ifes.course.undergraduateCiências Biológicas
dc.contributor.memberMachado, Mariana Xavier
dc.contributor.memberChambela, Suzana Maria Gotardo
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7535972895969345pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0435339271664201pt_BR


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