dc.contributor.advisor | Scalzer, Jaquelini | |
dc.contributor.author | Evangelista, Dâmarys Fieni | |
dc.contributor.author | Mondoni, Tatiane Bissi | |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T12:40:36Z | |
dc.date.available | 2023-12-14T12:40:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, Dâmarys Fieni; MONDONI, Tatiane Bissi. Saúde mental e a qualidade do processo ensino aprendizagem: um olhas a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - IFES, Campus Santa Teresa. 2023. 35 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3948 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visou identificar a percepção que a comunidade acadêmica do Ifes, campus Santa Teresa, possui acerca da saúde mental de alunos e servidores, destacando seu impacto no bem-estar e desempenho dos indivíduos. Como recorte amostral de docentes e discentes, a presente pesquisa focou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Partindo do pressuposto que a promoção da saúde mental é essencial para uma sociedade saudável e resiliente, bem como para organização e desempenho dos indivíduos, buscou-se identificar as políticas existentes no campus para criar um ambiente saudável social, emocional e psicologicamente. Além disso, o trabalho também abordou as possíveis práticas que podem oferecer suporte à saúde mental dos estudantes e professores, provocando um diálogo reflexivo sobre a importância de obter espaços de acolhimento e uma rede de suporte, que promova a saúde mental na comunidade acadêmica. Por meio de entrevistas, questionários e conversas com servidores ligados ao acolhimento e à assistência, docentes e discentes, verificou-se que na perspectiva dos sujeitos envolvidos, o bem-estar mental afeta diretamente o desempenho acadêmico, e ressalta a importância de promover ações neste sentido, como serviços de aconselhamento, prevenção, sensibilização e suporte psicológico. Por fim, a pesquisa propôs um estudo sobre a importância da saúde mental e do bem-estar cognitivo dos alunos e professores, do curso de Ciências Biológicas do IFES campus Santa Teresa, para o processo de ensino-aprendizagem, focando em identificar desafios e propor estratégias para promover a saúde mental no ambiente escolar. Além de contribuir para a literatura sobre saúde mental na educação superior, este trabalho ofereceu insights práticos e direcionados para a gestão acadêmica do IFES, com o intuito de melhorar o bem-estar dos estudantes e professores e, por conseguinte, melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | SAÚDE MENTAL E A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas – IFES, Campus Santa Teresa | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8766293572863882 | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7495001061186941 | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1542737525038734 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Machado, Mariana Xavier | |
dc.contributor.member | Chambela, Suzana Maria Gotardo | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/7535972895969345 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/0435339271664201 | pt_BR |
Redes Sociais