SAÚDE MENTAL E A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir da perspectiva da comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas – IFES, Campus Santa Teresa
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Esta pesquisa visou identificar a percepção que a comunidade acadêmica do Ifes, campus Santa Teresa, possui acerca da saúde mental de alunos e servidores, destacando seu impacto no bem-estar e desempenho dos indivíduos. Como recorte amostral de docentes e discentes, a presente pesquisa focou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Partindo do pressuposto que a promoção da saúde mental é essencial para uma sociedade saudável e resiliente, bem como para organização e desempenho dos indivíduos, buscou-se identificar as políticas existentes no campus para criar um ambiente saudável social, emocional e psicologicamente. Além disso, o trabalho também abordou as possíveis práticas que podem oferecer suporte à saúde mental dos estudantes e professores, provocando um diálogo reflexivo sobre a importância de obter espaços de acolhimento e uma rede de suporte, que promova a saúde mental na comunidade acadêmica. Por meio de entrevistas, questionários e conversas com servidores ligados ao acolhimento e à assistência, docentes e discentes, verificou-se que na perspectiva dos sujeitos envolvidos, o bem-estar mental afeta diretamente o desempenho acadêmico, e ressalta a importância de promover ações neste sentido, como serviços de aconselhamento, prevenção, sensibilização e suporte psicológico. Por fim, a pesquisa propôs um estudo sobre a importância da saúde mental e do bem-estar cognitivo dos alunos e professores, do curso de Ciências Biológicas do IFES campus Santa Teresa, para o processo de ensino-aprendizagem, focando em identificar desafios e propor estratégias para promover a saúde mental no ambiente escolar. Além de contribuir para a literatura sobre saúde mental na educação superior, este trabalho ofereceu insights práticos e direcionados para a gestão acadêmica do IFES, com o intuito de melhorar o bem-estar dos estudantes e professores e, por conseguinte, melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
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