Melhoria de processos aplicada em uma empresa do ramo alimentício

Milli, Mariana Vitor (2023)

tcc

RESUMO: Este trabalho foi motivado pelo aumento rápido e expressivo de demanda por farofa em uma fábrica de produtos alimentícios ocasionada por uma proposta de um novo cliente, e teve como objetivo avaliar o processo de produção de farofa com o propósito de identificar oportunidades de melhorias em sua capacidade produtiva. Para isso foi utilizado o método BPM (Business Process Management). A pesquisa foi conduzida por meio da metodologia de pesquisa-ação envolvendo visitas in loco, entrevistas e observação direta do processo de produção de farofa. Foi realizado o mapeamento do processo e cálculo da capacidade. Os resultados revelaram que a capacidade da fábrica era insuficiente para atender a demanda crescente. Essa análise se tornou essencial para a expansão de mercado da empresa, visto que em resposta, foi tomada a decisão de aumentar a capacidade, envolvendo a aquisição de uma nova panela. Como resultado, a capacidade efetiva anterior da fábrica que era de 368kg/mês, recebeu um incremento e aumentou para 736kg/mês. Dessa forma, a empresa conseguiu manter o atendimento da sua demanda anterior e suprir o incremento da demanda relacionada ao novo cliente.

ABSTRACT: This work was motivated by the rapid and significant increase in demand for farofa (a traditional Brazilian dish made with seasoned cassava flour) at a food products factory, caused by a proposal from a new client. Its objective was to evaluate the farofa production process with the purpose of identifying opportunities for improvement in its production capacity. The Business Process Management (BPM) method was employed for this purpose. The research was conducted using the action research methodology, involving on-site visits, interviews, and direct observation of the farofa production process. The process was mapped, and capacity calculations were performed. The results revealed that the factory's capacity was insufficient to meet the growing demand. This analysis became essential for the company's market expansion. In response, the decision was made to increase capacity, involving the acquisition of a new cooking pot. As a result, the previous effective capacity of the factory, which was 368 kg/month, received an increment and increased to 736 kg/month. In this way, the company was able to maintain its previous demand and meet the increased demand associated with the new client.


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