JUVENILIZAÇÃO DA EJA: PERCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO EM BAIXO GUANDÚ-ES

Reis, Thaís Cesário de Moraes (2023-11-28)

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O presente trabalho analisa a Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostrando quais são as causas e motivos que levam os jovens cada vez mais a procurarem como modo de escolarização. Objetiva refletir qual é o perfil dos jovens que a compõe na atualidade. Sabe-se que esta questão que permeia a EJA tem inquietado a comunidade escolar e os estudantes, uma vez que muitos educadores não estão preparados para atuarem em turmas heterogêneas e com faixas etárias distantes umas das outras. A metodologia da pesquisa parte da abordagem de uma Revisão Bibliográfica e Pesquisa de campo. O referencial teórico desta monografia está fundamentado nos estudos dos seguintes autores: Freire (1987, 2018), Arroyo (2017) e Bourdieu (2003). Sendo sustentada pelos consecutivos livros: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Passageiros da noite: do trabalho para EJA: Itinerários pelo direito a uma vida justa e Questões de Sociologia. Teve também como fundamento duas dissertações de mestrado: Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos de Ouro Preto/MG: trajetórias e perspectivas dos estudantes mais jovens, e Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio: um estudo de caso no município de Salvador Bahia. Esse trabalho está dentro da linha de pesquisa Formação Docente, Trabalho e Políticas Públicas Educacionais, que tem como Área de concentração a Educação, e Subárea de concentração: Formação Docente e Políticas Educacionais. A proposta a partir dessa pesquisa é mostrar que a realidade e perfil desses sujeitos como questão social, econômica e racial influenciam nessas causas.

This work analyzes Juvenilization in Youth and Adult Education (EJA), showing what are the causes and reasons that lead young people to increasingly seek it as a form of schooling. It aims to reflect the profile of the young people who make up the group today. It is known that this issue that permeates EJA has worried the school community and students, since many educators are not prepared to work in heterogeneous classes and with age groups that are distant from each other. The research methodology is based on the approach of a Bibliographic Review and Field Research. The theoretical framework of this monograph is based on studies by the following authors: Freire (1987, 2018), Arroyo (2017) and Bourdieu (2003). Being supported by consecutive books: Pedagogy of the Oppressed, Pedagogy of Autonomy, Passengers of the night: from work to EJA: Itineraries for the right to a fair life and Questions of Sociology. It was also based on two master's dissertations: Juvenilization in the education of young people and adults in Ouro Preto/MG: trajectories and perspectives of younger students, and Juvenilization in the education of young people and adults in high school: a case study in the city of Salvador Bahia. This work is within the line of research Teacher Training, Work and Public Educational Policies, which has Education as its area of concentration, and Sub-area of concentration: Teacher Training and Educational Policies. The proposal from this research is to show that the reality and profile of these subjects as a social, economic and racial issue influence these causes.


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