Sensibilização da importância do sono para a memória e aprendizado, utilizando-se oficinas pedagógicas

Buffon, Otávio Wolff (2023)

tcc

RESUMO: O presente estudo destaca as oficinas pedagógicas como uma ferramenta de ensino altamente eficaz no aprendizado de ciências, promovendo uma abordagem ativa e participativa. Com essa metodologia, os alunos não apenas absorvem conceitos, mas também exploram de forma prática e significativa, estabelecendo conexões diretas com seu cotidiano. A adoção desse método no ensino de ciências permite abordar diversos tópicos, inclusive questões cruciais, como o sono. Foi conduzido um estudo no Instituto Federal de Santa Teresa. O estudo envolveu um questionário inicial aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio visando avaliar o nível de conhecimento sobre o tema. Ao analisar os dados foi possível inferir que os alunos tinham um nível baixo de conhecimento sobre os assuntos, o que auxiliou na montagem dos temas "Sono e Sonho", "Ciclo Circadiano e Relógios Biológicos" e "Higiene do Sono", como uma forma de preencher as lacunas de conhecimento dos alunos. Após a participação nas oficinas, os alunos expressaram reflexões positivas por meio de um questionário final, destacando os principais pontos aprendidos e compartilhando suas percepções sobre o tema. Esse processo revelou a eficácia das oficinas pedagógicas como uma estratégia envolvente e informativa, unindo a experiência dos alunos a teorias, contribuindo para uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos científicos, especialmente no que diz respeito ao sono e seus efeitos na saúde e desempenho escolar.

ABSTRACT: The present study highlights pedagogical workshops as a highly effective teaching tool in science learning, promoting an active and participatory approach. With this methodology, students not only absorb concepts, but also explore them in a practical and meaningful way, establishing direct connections with their daily lives. The adoption of this method in science education allows us to address various topics, including crucial issues such as sleep. A study was conducted at the Federal Institute of Santa Teresa. The study involved an initial questionnaire to students in the 1st, 2nd, and 3rd years of high school, aimed at assessing their level of knowledge on the subject. By analyzing the data, it was possible to infer that the students had a low level of knowledge about the subjects, which helped in the assembly of the themes "Sleep and Dreaming", "Circadian Cycle and Biological Clocks", and "Sleep Hygiene", as a way to fill in the students' knowledge gaps. After participating in the workshops, the students expressed positive reflections through a final questionnaire, highlighting the main points learned and sharing their perceptions about the topic. This process revealed the effectiveness of pedagogical workshops as an engaging and informative strategy, combining students' experience with theories, contributing to a deeper and applied understanding of scientific concepts, especially with regard to sleep and its effects on health and academic performance.


Collections: