Por novos saberes no ensino de fundamentos da administração: um olhar pedagógico decolonial para a educação profissional
tcc
A diversidade é um fenômeno universal gerador de debates significativos no contexto contemporâneo, incluindo dentro das organizações. Neste estudo, defende-se a existência de conexões do tema diversidade com: (i) uso da diversidade como gestão das dissidências; (si) ênfase da raça como produto do racismo e marcador das diferenças; e (iii) abordagens teóricas que perpetuam mitos populares. No trato das pessoas, elas inicialmente foram classificadas com base em raças biológicas, mas atualmente ainda enfrentamos o problema da hierarquização, impulsionado pela noção de raça como construção social, que pode se manifestar por meio dos tipos de racismo. Pela diversidade ser um tema abrangente, neste estudo, delimitamos discutir os tipos de racismo no contexto educacional: estrutural, institucional e interpessoal. Entende-se que no Brasil, uma das dificuldades para promover amplo entendimento das questões etnicorraciais aos diferentes profissionais de administração, decorre da ausência de ênfase das práticas pedagógicas com olhar crítico das desigualdades sociais, incluindo as raciais. Desse modo, observa-se que alguns professores têm experiências teóricas negligenciadas devido ao racismo institucional epistêmico. Enquanto parte dos alunos carece de espaço educacional formativo que opere conceitos para compreensão da realidade, incluindo entender, as perversidades do racismo. Logo, considera-se que esse cenário apresenta desafios que requer proposta de alternativas para superar esta barreira. O objetivo deste estudo é elaborar uma Sequência Didática Pedagógica Decolonial (SDPD) que acomode e desperte olhar decolonial no ensino da disciplina Fundamentos da Administração, podendo ser praticado como parte do conteúdo do seu componente curricular. Este estudo, concentra-se a análise na prática docente em administração, com o alvo de iniciar diálogo decolonial, com os professores e alunos da área de Gestão e Negócios. Este estudo se encontra sua justificação ao alinhar-se com o interesse da administração pública em promover a implementação de distintas Políticas de Ações Afirmativas no ambiente educacional (Brasil, 2003; 2011; 2014). Ademais, ressalta-se a relevância de problematizar a prática pedagógica como um meio de fomentar o letramento crítico racial entre professores e estudantes do curso técnico em administração, podendo os estudantes compreender os desafios que possam surgir no âmbito profissional. Como possíveis resultados, almejamos que a SDPD, por meio da reflexão crítica, permita aos professores familiarizarem-se com leituras emancipadoras e potentes que pelo epistemicídio não são incluídas no currículo, e aos estudantes compreensão outras dos desafios estruturais enfrentados por diferentes grupos sociais dentro e fora das organizações. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TFC) contribui para a ampliação de profissionais capixabas comprometidos com a luta antirracista do Brasil.
Diversity is a universal phenomenon that sparks significant debates in the contemporary context, including within organizations. In this study, we argue for the existence of connections between the diversity theme and: (i) the use of diversity in managing dissidences; (ii) the emphasis on race as a product of racism and a marker of differences; and (iii) theoretical approaches that perpetuate popular myths. In the treatment of individuals, they were initially classified based on biological races, but we currently still face the problem of hierarchization, driven by the notion of race as a social construct, which can manifest through various types of racism. Given the broad nature of diversity, this study focuses on discussing the types of racism in the educational context: structural, institutional, and interpersonal. It is understood that in Brazil, one of the challenges in promoting a comprehensive understanding of ethnoracial issues among different management professionals arises from the lack of emphasis on pedagogical practices with a critical view of social inequalities, including racial ones. Thus, it is observed that some teachers have their theoretical experiences neglected due to epistemic institutional racism, while some students lack formative educational space that operates concepts for understanding the reality, including the intricacies of racism. Therefore, it is considered that this scenario presents challenges that require proposing alternatives to overcome this barrier. The aim of this study is to develop a Decolonial Pedagogical Didactic Sequence (DPDS) that accommodates and awakens a decolonial perspective in the teaching of the Fundamentals of Administration, which can be practiced as part of its curriculum. This study focuses on the analysis of teaching practices in administration, aiming to initiate a decolonial dialogue with teachers and students in the field of Management and Business. This study justifies itself by aligning with the public administration's interest in promoting the implementation of various Affirmative Action Policies in the educational environment (Brazil, 2003; 2011; 2014). Furthermore, it emphasizes the importance of problematizing pedagogical practices as a means of fostering critical racial literacy among teachers and students in the technical administration course, enabling students to understand the challenges that may arise in the professional field. As possible results, we aspire that the DPDS, through critical reflection, allows teachers to become familiar with emancipatory and powerful readings that are not included in the curriculum due to epistemicide. It also aims to provide students with a different understanding of the structural challenges faced by different social groups within and outside organizations. This Undergraduate Thesis contributes to the expansion of professionals in the state of Espírito Santo committed to the anti-racist struggle in Brazil.
Redes Sociais