Disciplinas eletivas e práticas instituintes em educação ambiental

Falsoni, Renata Guidini Chagas (2023-12-12)

tcc

Tendo vista a importância da Educação Ambiental na formação dos sujeitos, o presente trabalho objetivou conhecer as práticas instituintes de Educação Ambiental de uma escola municipal de tempo integral do município de Colatina, bem como relatar como foi a iniciativa da instituição para o desenvolvimento das práticas ambientais na escola; analisar e descrever como são operacionalizadas e apontar os resultados obtidos pela instituição após a implantação das mesmas. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa participante, juntamente com entrevistas por pautas e narrativas. A partir da análise de dados, é possível identificar dois principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento dessas disciplinas eletivas voltadas para Educação Ambiental, primeiro, o espaço geográfico da escola com ampla área verde e segundo, a equipe escolar que acredita ser importante trabalhar a Educação Ambiental na formação dos alunos, sendo essas disciplinas operacionalizadas a partir de dois fatores: alunos como protagonistas das atividades e ações coletivas e após a implantação das mesmas, a instituição apresentou resultados positivos ao longo de dois anos, como o desenvolvimento de três eletivas por trimestre voltadas para a sustentabilidade em 2022, que lhe conferiu o prêmio BIGUÁ de sustentabilidade e em 2023, a continuidade das eletivas desenvolvidas com foco na produção de alimentos orgânicos, preservação e reciclagem. Portanto, é possível dizer que o modo como a escola vem trabalhando a Educação Ambiental através das disciplinas eletivas tem um grande potencial e poderá servir como exemplo para outras instituições.


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