Tecnologias educacionais na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades

Pinto, Manuela Izabel Paes (2023)

Trabalho de conclusão de curso

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa elevar o nível de escolaridade de trabalhadores e qualificar jovens e adultos para o mundo do trabalho. Historicamente, vem sendo desvalorizada no Brasil e contando com poucos investimentos e atendimentos básicos voltados à infraestrutura escolar, à formação dos professores e ao desenvolvimento de políticas. Na atualidade, o uso de tecnologias tornou-se indispensável para comunicação e inserção do indivíduo no mundo do trabalho e o papel da educação é preparar e dar suporte aos discentes a esse novo tempo. As Tecnologias da Educação e Comunicação (TICs) surgem como ferramentas importantes para a disseminação do conhecimento no âmbito da educação. Entretanto, na EJA estes recursos ainda são pouco utilizados e explorados, devido a inúmeros fatores, relacionados ao poder público, às desigualdades sociais e econômicas da população e à falta de preparo de professores e alunos. A pesquisa em questão tem como objetivo desenvolver uma intervenção didática com professores atuantes na EJA na rede municipal de Campos dos Goytacazes - RJ, visando a capacitação para o uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Planeja-se elaborar uma sequência didática para o estudo da temática voltada para professores. A aplicação da sequência será de forma online, dividida em quatro momentos, sensibilização, metodologias ativas de aprendizagem, tecnologias educacionais e aplicação prática. Os instrumentos de coleta de dados dessa pesquisa serão através das respostas dos questionários e do engajamento dos professores ao longo da capacitação. Espera-se como resultado da pesquisa contribuir para a formação continuada de professores da rede Municipal de ensino sobre o uso de Tecnologias Educacionais na Educação de Jovens e Adultos.

The Education of Youth and Adults (EJA) is a form of education that aims to raise the level of schooling for workers and qualify young adults for the workforce. Historically, it has been undervalued in Brazil, with limited investments and basic support for school infrastructure, teacher training, and policy development. Nowadays, the use of technology has become indispensable for communication and individuals' integration into the workforce, and the role of education is to prepare and support students for this new era. Educational Technology and Communication (ETC) emerge as important tools for the dissemination of knowledge in the field of education. However, in the EJA, these resources are still underutilized and unexplored due to various factors related to the government, social and economic inequalities, and the lack of preparation among teachers and students.The aim of this research is to develop a didactic intervention with EJA teachers in the municipal network of Campos dos Goytacazes - RJ, aiming to enhance their skills in using educational technologies in the teaching and learning process. The plan is to create a didactic sequence focused on the theme for teachers. The implementation of the sequence will be online, divided into four stages: awareness, active learning methodologies, educational technologies, and practical application. Data collection for this research will be done through questionnaire responses and the engagement of teachers throughout the training. The expected outcome of the research is to contribute to the ongoing professional development of teachers in the municipal education network regarding the use of educational technologies in Youth and Adult Education.


Collections: