Capacitação para professores em tecnologias da informação e comunicação (tics) fomentando a utilização da lousa digital

Batista, Ester Ferreira (2023)

Trabalho de conclusão de curso

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a educação vem sofrendo mudanças significativas face ao avanço tecnológico, sendo indispensável refletir sobre educação dinâmica, eficaz e contextualizada. O uso das tecnologias digitais como instrumentos inovadores tem o potencial de transformar as metodologias de aprendizagem, propiciando inúmeros benefícios no processo de ensino e aprendizagem. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na educação é um grande desafio para alguns professores, onde uma grande parcela destes não consegue acompanhar os impactos da inovação em suas práticas pedagógicas, pois não possuem capacitação necessária para lidar com as novas tecnologias e necessitam de uma formação voltada para uso das ferramentas digitais. O objetivo geral deste trabalho é analisar o grau de utilização de ferramentas tecnológicas por parte dos professores que atuam em uma escola da rede pública municipal, bem como os fatores que interferem nesse processo. Através de uma Oficina em TICs fomentando a utilização da Lousa Digital pretende-se auxiliar no desenvolvimento dos professores quanto ao uso das tecnologias. Foram realizadas investigações por meio de coleta de dados junto ao grupo de professores da escola objeto de pesquisa, aplicação de treinamento em forma de Oficina e uma nova pesquisa para avaliar o impacto da Oficina. De acordo com os comentários concedidos pelos professores, a oficina atingiu o objetivo de capacitá-los para utilizar o equipamento com a finalidade de levar mais tecnologia para as aulas, tornando-as mais atrativas, dinâmicas e interativas. Com o presente trabalho, foi possível verificar o impacto positivo da capacitação sobre o uso da Lousa Digital, proporcionando melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Digital technologies are increasingly present in people's daily lives and education has undergone significant changes in the face of technological advances, making it essential to reflect on dynamic, effective and contextualized education. The use of digital technologies as innovative instruments has the potential to transform learning methodologies, providing numerous benefits in the teaching and learning process. The use of Information and Communication Technologies - ICTs in education is a great challenge for some teachers, where a large portion of them cannot keep up with the impacts of innovation in their pedagogical practices, as they do not have the necessary training to deal with new technologies and need training focused on the use of digital tools. The general objective of this work is to analyze the degree of use of technological tools by teachers who work in a municipal public school, as well as the factors that interfere in this process. Through a Workshop on ICTs, promoting the use of the Digital Whiteboard, it is intended to help in the development of teachers regarding the use of technologies. Investigations were carried out through data collection with the group of teachers from the researched school, application of training in the form of a Workshop and a new survey to evaluate the impact of the Workshop. According to the comments given by the teachers, the workshop achieved the objective of enabling them to use the equipment in order to bring more technology to the classes, making them more attractive, dynamic and interactive. With the present work, it was possible to verify the positive impact of training on the use of the Digital Whiteboard, providing improvements in the teaching and learning process.


Collections: