O programa residência pedagógica na formação de professores/as: experiências vividas no núcleo de Pedagogia do Ifes, campus Itapina

Maas, Daiane Souza Wan Der (2023)

tcc

Tendo em vista que há uma necessidade de se conhecer metodologias que auxiliem o trabalho do professor na realidade escolar e a importância do estágio na formação desses profissionais, o presente estudo trata sobre A Formação de Professores/as e o Programa Residência Pedagógica, a fim de compreender de que forma o Programa potencializa a formação de professores/as, a partir do estudo do Núcleo de Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina. Para tanto, foi necessário descrever de que forma ocorreu o processo de implementação do Programa Residência Pedagógica, analisar como foram realizadas as ofertas do Núcleo de Pedagogia do Ifes Campus Itapina e identificar de que forma o Programa contribui e articula na formação de professores/as. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, de campo, do tipo bibliográfica e exploratória. Diante disso, foi necessário múltiplos estudos e leituras de documentos relacionados ao Programa, verificar os Subprojetos da Residência Pedagógica no Campus Itapina e apresentar as experiências vivenciadas pelos residentes, onde foi possível concluir a importância do Programa, entendendo que ele se faz essencial no percurso educativo dos licenciandos.


Colecciones: