Os desafios da educação profissional e tecnológica para jovens em situação de vulnerabilidade social
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O conceito de risco e vulnerabilidade social é bem amplo e multifatorial. Estimular e falar sobre educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes precisa escolher entre estudar e levar renda para o lar é um grande desafio para profissionais da educação no Brasil. A pesquisa é uma revisão bibliográfica realizada em diversos portais de pesquisa e buscadores no geral, que possui objetivo de reunir dados, metodologias de ensino e projetos inovadores que incentivam a qualificação profissional para jovens em risco social, o papel primordial do docente nesse processo e como a vulnerabilidade social afeta diretamente o desenvolvimento educacional de jovens e o perfil profissional em nosso país. Através dessa revisão, é possível identificar onde estão os desafios para o tema, levantando propostas de incentivo na educação profissional, quais os agentes envolvidos e como eles podem contribuir para alavancar, promover e estimular a aprendizagem profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Por fim, é possível entender que a proteção existente nesse assunto precisa do envolvimento e iniciativa de diversos agentes, desde os profissionais de educação que estão vivendo o dia a dia com esses jovens e que precisam entender o significado de vulnerabilidade social e educacional, até as esferas políticas que precisam investir mais em projetos para os jovens nessa situação e para qualificação de profissionais. Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Vulnerabilidade Educacional. Ensino Profissional.
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