O brincar e a ludicidade na educação infantil: uma análise das atividades pedagógicas para a aprendizagem de ciências
tcc
Considerando que, é no ato de brincar, que a aprendizagem das crianças se dá de forma prazerosa e dinâmica, por meio de jogos e brincadeiras que estimulem o seu desenvolvimento integral, o presente estudo trata sobre a ludicidade como estratégia de aprendizagem de Ciências na etapa da Educação Infantil, ao mesmo tempo em que aponta o papel do professor e da escola como mediadores da aprendizagem lúdica. O estudo em questão teve por objetivo geral compreender como as metodologias de ensino lúdicas e o brincar contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Infantil. Este estudo pretendeu ainda entender como se dá o Ensino de Ciências na etapa da Educação Infantil; analisar a importância das práticas lúdicas e do brincar na Educação Infantil por meio do ensino de ciências; apontar o papel do professor e da escola como mediadores da aprendizagem lúdica e, por fim, demonstrar o desenvolvimento e a aprendizagem do ensino de ciências por meio das brincadeiras. Realizou-se, então, uma investigação de natureza qualitativa e apoiando-se na pesquisa bibliográfica, foi realizada uma observação participante entre os meses de outubro de 2021 a maio de 2023 em turmas da Educação Infantil. Foram observadas em torno de 50 crianças, em 03 turmas diferentes. Diante disso, verificou-se que muitas das atividades propostas pelas professoras contribuíram para a aprendizagem de ciências de uma forma mais natural e lúdica.
Considering that it is in the act of playing that children's learning takes place in a pleasurable and dynamic way, through games and games that stimulate their integral development, this study deals with playfulness as a strategy for learning Science in the stage of Early Childhood Education, while pointing out the role of the teacher and the school as mediators of playful learning. The study in question had the general objective of understanding how playful teaching methodologies and playing contribute to the teaching-learning process of Science in Early Childhood Education. This study also intended to understand how Science Teaching takes place in the Early Childhood Education stage; analyze the importance of playful practices and playing in Early Childhood Education through science teaching; point out the role of the teacher and the school as mediators of playful learning and, finally, demonstrate the development and learning of science teaching through games. A qualitative investigation was then carried out and, based on bibliographical research, participant observation was carried out between the months of October 2021 and May 2023 in Early Childhood Education classes. Around 50 children were observed, in XX different classes. Therefore, it was found that many of the activities proposed by the teachers contributed to learning science in a more natural and playful way.
Redes Sociais