Show simple item record

Trajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superior

dc.contributor.advisorZorthêa, Kátia Sirlene
dc.contributor.authorSilva, Daniela Vieira dos Santos da
dc.date.accessioned2023-12-12T13:04:16Z
dc.date.available2023-12-12T13:04:16Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Vieira dos Santos da. Trajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superior. 109 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3914
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a jornada educacional de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em direção ao ensino superior, estudantes das escolas EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristides Freire e CEEFMTI- Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral Conde de Linhares, ambas situadas em Colatina-ES, abordando suas trajetórias, expectativas e desafios nesse processo. A transição da EJA para o ensino superior é complexa, pois envolve aspectos sociais, econômicos e emocionais. A integração dessas análises, enriquecidas pela vivência da pesquisadora que também percorreu esse caminho, proporcionou uma visão compreensiva das necessidades dos alunos da EJA, fundamentada nas teorias de Freire, Saviani, Gadotti e Arroyo. Guiado por Paulo Freire e sua visão emancipadora, este estudo buscou compreender o perfil dos alunos que buscam essa transição, valorizando a Educação como um processo histórico, social e crítico. A pesquisa identificou desafios e estratégias educacionais para uma aprendizagem contextualizada, identificando os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA que buscam o Ensino Superior, conciliando estudos, trabalho e responsabilidades familiares. A EJA deve ser vista como um direito à Educação estendido a todos, abrangendo políticas públicas e suporte institucional, ressaltando a importância de ações educacionais inclusivas. Reconhecer as trajetórias, expectativas, desafios e experiências individuais pode trazer contribuições valiosas para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e eficazes, que valorizam o conhecimento popular e a especificidade dos sujeitos que compõem a EJA, visando uma sociedade mais igualitária e com maior acesso à educação, no que tange ao ensino superior em relação à essa modalidade.pt_BR
dc.format.extent109 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectVerticalização do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleTrajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superiorpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.course.undergraduatePedagogia
dc.contributor.memberBarbosa, Dayane Santos de Souza
dc.contributor.memberCaliari, Rogério Omar


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record