dc.contributor.advisor | Zorthêa, Kátia Sirlene | |
dc.contributor.author | Silva, Daniela Vieira dos Santos da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T13:04:16Z | |
dc.date.available | 2023-12-12T13:04:16Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Vieira dos Santos da. Trajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superior. 109 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Colatina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3914 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a jornada educacional de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em direção ao ensino superior, estudantes das escolas EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristides Freire e CEEFMTI- Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral Conde de Linhares, ambas situadas em Colatina-ES, abordando suas trajetórias, expectativas e desafios nesse processo. A transição da EJA para o ensino superior é complexa, pois envolve aspectos sociais, econômicos e emocionais. A integração dessas análises, enriquecidas pela vivência da pesquisadora que também percorreu esse caminho, proporcionou uma visão compreensiva das necessidades dos alunos da EJA, fundamentada nas teorias de Freire, Saviani, Gadotti e Arroyo. Guiado por Paulo Freire e sua visão emancipadora, este estudo buscou compreender o perfil dos alunos que buscam essa transição, valorizando a Educação como um processo histórico, social e crítico. A pesquisa identificou desafios e estratégias educacionais para uma aprendizagem contextualizada, identificando os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA que buscam o Ensino Superior, conciliando estudos, trabalho e responsabilidades familiares. A EJA deve ser vista como um direito à Educação estendido a todos, abrangendo políticas públicas e suporte institucional, ressaltando a importância de ações educacionais inclusivas. Reconhecer as trajetórias, expectativas, desafios e experiências individuais pode trazer contribuições valiosas para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e eficazes, que valorizam o conhecimento popular e a especificidade dos sujeitos que compõem a EJA, visando uma sociedade mais igualitária e com maior acesso à educação, no que tange ao ensino superior em relação à essa modalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 109 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Verticalização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Trajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superior | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Pedagogia | |
dc.contributor.member | Barbosa, Dayane Santos de Souza | |
dc.contributor.member | Caliari, Rogério Omar | |
Redes Sociais