Trajetórias, expectativas e desafios dos alunos da modalidade educação de jovens e adultos - EJA em relação à verticalização ao ensino superior

Silva, Daniela Vieira dos Santos da (2023)

tcc

Esta pesquisa investigou a jornada educacional de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em direção ao ensino superior, estudantes das escolas EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristides Freire e CEEFMTI- Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral Conde de Linhares, ambas situadas em Colatina-ES, abordando suas trajetórias, expectativas e desafios nesse processo. A transição da EJA para o ensino superior é complexa, pois envolve aspectos sociais, econômicos e emocionais. A integração dessas análises, enriquecidas pela vivência da pesquisadora que também percorreu esse caminho, proporcionou uma visão compreensiva das necessidades dos alunos da EJA, fundamentada nas teorias de Freire, Saviani, Gadotti e Arroyo. Guiado por Paulo Freire e sua visão emancipadora, este estudo buscou compreender o perfil dos alunos que buscam essa transição, valorizando a Educação como um processo histórico, social e crítico. A pesquisa identificou desafios e estratégias educacionais para uma aprendizagem contextualizada, identificando os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA que buscam o Ensino Superior, conciliando estudos, trabalho e responsabilidades familiares. A EJA deve ser vista como um direito à Educação estendido a todos, abrangendo políticas públicas e suporte institucional, ressaltando a importância de ações educacionais inclusivas. Reconhecer as trajetórias, expectativas, desafios e experiências individuais pode trazer contribuições valiosas para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e eficazes, que valorizam o conhecimento popular e a especificidade dos sujeitos que compõem a EJA, visando uma sociedade mais igualitária e com maior acesso à educação, no que tange ao ensino superior em relação à essa modalidade.


Collections: