Show simple item record

Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase : uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo

dc.contributor.advisorFreitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.contributor.authorFranzosi, Vito Rodrigues
dc.date.accessioned2018-06-11T18:22:51Z
dc.date.available2018-06-11T18:22:51Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationFRANZOSI, Vito Rodrigues. Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/390
dc.description.abstractRESUMO: O uso de computadores, tablets e smartphones tem promovido profundas mudanças no contexto sociocultural, gerando incessantes transformações em organizações e em representação e compreensão do pensamento humano. No universo escolar, mesmo em ritmo mais lento, as tecnologias digitais têm sido utilizadas em ambientes de ensino e aprendizagem de Matemática. Esse é o caso do Multibase, aplicativo produzido para tablets e utilizado nesta pesquisa para auxiliar a produção de conhecimentos relativos a números e operações aritméticas. O objetivo deste trabalho foi analisar como agrupamentos e desagrupamentos das peças virtuais do Aplicativo Multibase podem contribuir para o ensino de conceito de números, sistema de numeração decimal e operações do campo aditivo. Para isso, criamos uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com auxílio do Aplicativo Multibase. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental e utilizou referenciais teóricos pautados em discussões sobre o conceito de números, de operações do campo conceitual aditivo e uso de dispositivos móveis no ensino da matemática. Os dados produzidos e registrados no aplicativo Screen Recorder, no Sistema Web Relatório e em registros áudios visuais apresentaram indícios de que as manipulações no Aplicativo Multibase podem auxiliar o ensino de conceitos de números, operações no campo aditivo e regras que regem o sistema de numeração decimal. Além disso, as representações numéricas construídas nesse mesmo aplicativo podem ter contribuído no entendimento da contagem, quantificação e valor relativo. Consideramos que o Aplicativo Multibase possa favorecer o ensino de conceitos matemáticos e o uso de dispositivos digitais pode ampliar as possibilidades de ensino, uma vez que favorecem descobertas e confirmações de propriedades durante a sua utilização. Neste trabalho, confeccionamos um roteiro de atividades envolvendo o campo conceitual aditivo para serem desenvolvidas com o Aplicativo Multibase.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The use of computers, tablets and smartphones has promoted profound changes in the sociocultural context, bringing incessant changes in organizations and in representation and understanding of human thought. In the school universe, even at a slower pace, digital technologies have been used in Mathematics teaching and learning environments. This is the case of Multibase, an App produced for tablets and used in this research to assist the production of numerical and arithmetic operations. The goal of this work was to analyze how clusters and ungroupings of virtual parts of the Multibase App can contribute to the teaching of concept of numbers, decimal numbering system and additive field operations. For that, we created a sequence of activities that were developed with the help of the Multibase App. The qualitative research was carried out in a class of 2nd Year of Elementary Education and used theoretical references based on discussions about the concept of numbers, operations of the conceptual additive field and use of mobile devices in mathematics teaching. The data produced and recorded in the Screen Recorder App, in the Report Web System and in visual audios records showed that manipulations in the Multibase App can aid the teaching of number concepts, additive field operations and rules governing the decimal numbering system. Furthermore, the numerical representations biult in this same application may have contributed to the understanding of counting, quantification and relative value. We believe that the Multibase App can favor the teaching of mathematical concepts and the use of digital devices can increase the possibilities of teaching, since they favor discoveries and confirmations of properties during their use. In this work we created a script of activities involving the conceptual additive field to be developed with the Multibase App.pt_BR
dc.format.extent141 f. : il.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNúmero - Conceitopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleAgrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase : uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitóriapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9950767631409730
dc.description.affiliationIfesInstituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2728424334883888
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberOliveira, Alex Jordane de
dc.contributor.memberSilva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.contributor.memberRezende, Oscar Luiz Teixeira de
dc.contributor.memberBairral, Marcelo Almeida
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5333-5862
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4757448370149537
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5591-8562
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record