dc.contributor.advisor | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.contributor.author | Franzosi, Vito Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T18:22:51Z | |
dc.date.available | 2018-06-11T18:22:51Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | FRANZOSI, Vito Rodrigues. Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/390 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O uso de computadores, tablets e smartphones tem promovido profundas mudanças no
contexto sociocultural, gerando incessantes transformações em organizações e em
representação e compreensão do pensamento humano. No universo escolar, mesmo em ritmo
mais lento, as tecnologias digitais têm sido utilizadas em ambientes de ensino e aprendizagem
de Matemática. Esse é o caso do Multibase, aplicativo produzido para tablets e utilizado nesta
pesquisa para auxiliar a produção de conhecimentos relativos a números e operações
aritméticas. O objetivo deste trabalho foi analisar como agrupamentos e desagrupamentos das
peças virtuais do Aplicativo Multibase podem contribuir para o ensino de conceito de
números, sistema de numeração decimal e operações do campo aditivo. Para isso, criamos
uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com auxílio do Aplicativo Multibase.
A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de 2º Ano do Ensino
Fundamental e utilizou referenciais teóricos pautados em discussões sobre o conceito de
números, de operações do campo conceitual aditivo e uso de dispositivos móveis no ensino da
matemática. Os dados produzidos e registrados no aplicativo Screen Recorder, no Sistema
Web Relatório e em registros áudios visuais apresentaram indícios de que as manipulações no
Aplicativo Multibase podem auxiliar o ensino de conceitos de números, operações no campo
aditivo e regras que regem o sistema de numeração decimal. Além disso, as representações
numéricas construídas nesse mesmo aplicativo podem ter contribuído no entendimento da
contagem, quantificação e valor relativo. Consideramos que o Aplicativo Multibase possa
favorecer o ensino de conceitos matemáticos e o uso de dispositivos digitais pode ampliar as
possibilidades de ensino, uma vez que favorecem descobertas e confirmações de propriedades
durante a sua utilização. Neste trabalho, confeccionamos um roteiro de atividades envolvendo
o campo conceitual aditivo para serem desenvolvidas com o Aplicativo Multibase. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The use of computers, tablets and smartphones has promoted profound changes in the
sociocultural context, bringing incessant changes in organizations and in representation and
understanding of human thought. In the school universe, even at a slower pace, digital
technologies have been used in Mathematics teaching and learning environments. This is the
case of Multibase, an App produced for tablets and used in this research to assist the
production of numerical and arithmetic operations. The goal of this work was to analyze how
clusters and ungroupings of virtual parts of the Multibase App can contribute to the teaching
of concept of numbers, decimal numbering system and additive field operations. For that, we
created a sequence of activities that were developed with the help of the Multibase App. The
qualitative research was carried out in a class of 2nd Year of Elementary Education and used
theoretical references based on discussions about the concept of numbers, operations of the
conceptual additive field and use of mobile devices in mathematics teaching. The data
produced and recorded in the Screen Recorder App, in the Report Web System and in visual
audios records showed that manipulations in the Multibase App can aid the teaching of
number concepts, additive field operations and rules governing the decimal numbering
system. Furthermore, the numerical representations biult in this same application may have
contributed to the understanding of counting, quantification and relative value. We believe
that the Multibase App can favor the teaching of mathematical concepts and the use of digital
devices can increase the possibilities of teaching, since they favor discoveries and
confirmations of properties during their use. In this work we created a script of activities
involving the conceptual additive field to be developed with the Multibase App. | pt_BR |
dc.format.extent | 141 f. : il. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Número - Conceito | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase : uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9950767631409730 | |
dc.description.affiliationIfes | Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2728424334883888 | |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Oliveira, Alex Jordane de | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.member | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
dc.contributor.member | Bairral, Marcelo Almeida | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5333-5862 | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4757448370149537 | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9586060156931069 | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9586060156931069 | |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8666-3275 | |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5591-8562 | |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9044-3109 | |
Redes Sociais