Agrupamentos e desagrupamentos no aplicativo multibase : uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo
Dissertação de mestrado
RESUMO: O uso de computadores, tablets e smartphones tem promovido profundas mudanças no contexto sociocultural, gerando incessantes transformações em organizações e em representação e compreensão do pensamento humano. No universo escolar, mesmo em ritmo mais lento, as tecnologias digitais têm sido utilizadas em ambientes de ensino e aprendizagem de Matemática. Esse é o caso do Multibase, aplicativo produzido para tablets e utilizado nesta pesquisa para auxiliar a produção de conhecimentos relativos a números e operações aritméticas. O objetivo deste trabalho foi analisar como agrupamentos e desagrupamentos das peças virtuais do Aplicativo Multibase podem contribuir para o ensino de conceito de números, sistema de numeração decimal e operações do campo aditivo. Para isso, criamos uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com auxílio do Aplicativo Multibase. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental e utilizou referenciais teóricos pautados em discussões sobre o conceito de números, de operações do campo conceitual aditivo e uso de dispositivos móveis no ensino da matemática. Os dados produzidos e registrados no aplicativo Screen Recorder, no Sistema Web Relatório e em registros áudios visuais apresentaram indícios de que as manipulações no Aplicativo Multibase podem auxiliar o ensino de conceitos de números, operações no campo aditivo e regras que regem o sistema de numeração decimal. Além disso, as representações numéricas construídas nesse mesmo aplicativo podem ter contribuído no entendimento da contagem, quantificação e valor relativo. Consideramos que o Aplicativo Multibase possa favorecer o ensino de conceitos matemáticos e o uso de dispositivos digitais pode ampliar as possibilidades de ensino, uma vez que favorecem descobertas e confirmações de propriedades durante a sua utilização. Neste trabalho, confeccionamos um roteiro de atividades envolvendo o campo conceitual aditivo para serem desenvolvidas com o Aplicativo Multibase.
ABSTRACT: The use of computers, tablets and smartphones has promoted profound changes in the sociocultural context, bringing incessant changes in organizations and in representation and understanding of human thought. In the school universe, even at a slower pace, digital technologies have been used in Mathematics teaching and learning environments. This is the case of Multibase, an App produced for tablets and used in this research to assist the production of numerical and arithmetic operations. The goal of this work was to analyze how clusters and ungroupings of virtual parts of the Multibase App can contribute to the teaching of concept of numbers, decimal numbering system and additive field operations. For that, we created a sequence of activities that were developed with the help of the Multibase App. The qualitative research was carried out in a class of 2nd Year of Elementary Education and used theoretical references based on discussions about the concept of numbers, operations of the conceptual additive field and use of mobile devices in mathematics teaching. The data produced and recorded in the Screen Recorder App, in the Report Web System and in visual audios records showed that manipulations in the Multibase App can aid the teaching of number concepts, additive field operations and rules governing the decimal numbering system. Furthermore, the numerical representations biult in this same application may have contributed to the understanding of counting, quantification and relative value. We believe that the Multibase App can favor the teaching of mathematical concepts and the use of digital devices can increase the possibilities of teaching, since they favor discoveries and confirmations of properties during their use. In this work we created a script of activities involving the conceptual additive field to be developed with the Multibase App.
Redes Sociais