VESPAS PARASITOIDES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE FILOGENIA PARA O ENSINO MÉDIO
tcc
O presente trabalho foi aplicado na turma da 3ª série do Ensino Médio na escola Frederico Pretti em São João de Petrópolis, Santa Teresa - ES. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma sequência didática usando vespas parasitoides como recurso facilitador no ensino de filogenia para alunos do ensino médio. A pesquisa foi organizada em quatro momentos: conversa inicial com aula expositiva (explanação do conteúdo sobre filogenia, cladograma e artrópodes), aula de campo (montagem das armadilhas Möericke para captura de vespas) e aulas de laboratório (triagem do material biológico e montagem do cladograma). O produto final da pesquisa foi a confecção em grupo de árvores filogenéticas utilizando vespas parasitoides. Por fim, foi observado que a utilização de aulas práticas, aulas de campo e material biológico são métodos e recursos que auxiliam positivamente no ensino-aprendizagem na disciplina de biologia, no qual essa combinação oferece aos alunos uma educação mais holística e significativa, aprimorando a compreensão dos conceitos biológicos.
Redes Sociais