Educação financeira no contexto do curso técnico em pesca integrado ao ensino médio: uma proposta de intervenção pedagógica com o uso da aprendizagem baseada em projetos
tcc
RESUMO: Este trabalho, de abordagem qualitativa, buscou desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica envolvendo a educação financeira e elementos da matemática financeira, com o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos, para o curso técnico em Pesca integrado ao ensino médio. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, foram apresentados trabalhos que utilizaram a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de matemática, foi destacada a importância de tal metodologia de ensino e suas fases de execução e conceitos importantes de educação financeira, matemática financeira e gestão de custos na pesca. A partir da análise da ementa do curso técnico em Pesca integrado ao ensino médio, do estudo de práticas que abordam a Aprendizagem Baseada em Projetos relacionadas ao ensino de matemática e do referencial teórico, foi elaborado um plano de ensino que envolve alguns conhecimentos dos componentes curriculares Matemática III e Planejamento e Custos da Produção. Com esse material pretende-se auxiliar professores do curso técnico em Pesca a utilizarem a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia de ensino, no contexto citado, especificamente para os alunos do curso técnico em Pesca das séries que estudam a matemática financeira. Almeja-se, que após a aplicação do plano de ensino, os estudantes possam: perceber a matemática financeira presente no contexto do cotidiano dos pescadores; desenvolver conhecimentos sobre a matemática financeira e conceitos de gestão de custos na pesca; aprender práticas de gestão financeira para uso próprio; conhecer um pouco mais sobre como os pescadores da região gerenciam financeiramente a atividade pesqueira; aprender mais sobre o trabalho desses pescadores.
ABSTRACT: This work, with a qualitative approach, sought to develop a pedagogical intervention proposal involving financial education and elements of financial mathematics, using Project-Based Learning, for the technical course in Fisheries integrated into high school. Through bibliographical and descriptive research, works were presented that used the Project-Based Learning methodology in teaching mathematics, the importance of such teaching methodology and its implementation phases and important concepts of financial education, financial mathematics and cost management in fishing. Based on the analysis of the syllabus of the technical course in Fishing integrated into high school, the study of practices that approach Project-Based Learning related to the teaching of mathematics and the theoretical framework, a teaching plan was developed that involves some knowledge of the curricular components Mathematics III and Production Planning and Costs. This material is intended to help teachers of the technical course in Fisheries to use Project-Based Learning as a teaching methodology, in the aforementioned context, specifically for students of the technical course in Fisheries in the grades that study financial mathematics. It is hoped that after applying the teaching plan, students will be able to: understand the financial mathematics present in the context of fishermen's daily lives; develop knowledge about financial mathematics and cost management concepts in fishing; learn financial management practices for your own use; learn a little more about how fishermen in the region financially manage their fishing activity; learn more about the work of these fishermen.
Redes Sociais