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Geração de mapas para a malha aérea nacional: uma comparação entre QGIS e GoogleMaps

dc.contributor.advisorKomati, Karin Satie
dc.contributor.authorMartins, Alvaro Vinicius de Almeida
dc.date.accessioned2023-12-11T11:47:28Z
dc.date.available2023-12-11T11:47:28Z
dc.date.issued2023-11-20
dc.identifier.citationMARTINS, Alvaro Vinicius de Almeida. Geração de mapas para a malha aérea nacional: uma comparação entre QGIS e GOOGLEMAPS. 2023. 68 f. Monografia (Graduaçãoem Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Serra, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3892
dc.description.abstractRESUMO: O mercado da aviação desempenha um papel fundamental na economia brasileira, destacan- do-se como um dos setores mais significativos e promissores do país. Em 2021, registrou-se um movimento de 59,9 milhões de passageiros em voos domésticos. Com mais de 400 aeródromos distribuídos por todo o território nacional, o Brasil ostenta uma extensa e diversificada rede de transporte aéreo. Este estudo tem como objetivo a comparação de dois SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) para criar mapas web dinâmicos: QGIS e Google Maps API. Como fonte de dados foram utilizadas as bases de dados da ANAC, onde foram utilizados todos os registros de aeroportos ativos no país, assim como todos os registros de Voos Regulares Ativos do ano de 2022. Ambas as ferramentas, Google Maps API e o QGIS, são eficazes em mostrar informações sobre a malha aérea brasileira, mas o Google Maps API tem melhor performance e é mais indicado para mapas web complexos e usuários com experiência em desenvolvimento web. O QGIS é mais fácil de usar para quem tem pouca ou nenhuma experiência em programação, sendo ideal para mapas com informações complexas, mas não é recomendado para mapas web muito complexos, pois torna a página final pesada.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The aviation market plays a fundamental role in the Brazilian economy, standing out as one of the most significant and promising sectors in the country. In 2021, there was a movement of 59.9 million passengers on domestic flights. With more than 400 aerodromes distributed throughout the national territory, Brazil boasts an extensive and diversified air transportation network. This study aims to compare two GIS (Geographical Information Systems) for creating dynamic web maps: QGIS and Google Maps API. The data sources used were the ANAC databases, which included all records of active airports in the country, as well as all records of Active Regular Flights for the year 2022. Both tools, Google Maps API and QGIS, are effective in displaying information about the Brazilian air network, but Google Maps API performs better and is more suitable for complex web maps and users with web development experience. QGIS is easier to use for those with little or no programming experience, making it ideal for maps with complex information. However, it is not recommended for very complex web maps as it results in a heavy final page.pt_BR
dc.format.extent68 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectSistemas de Informação Geográficapt_BR
dc.subjectViagens aéreaspt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectMapaspt_BR
dc.titleGeração de mapas para a malha aérea nacional: uma comparação entre QGIS e GoogleMapspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9860697624155451pt_BR
ifes.course.undergraduateBacharelado em Sistemas de Informação
dc.contributor.memberAndrade, Jefferson Oliveira
dc.contributor.memberCampana, Vitor Faiçal
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4448287274372321pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7138275599443632pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6015-937Xpt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5321-9239pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5677-4724pt_BR


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