dc.contributor.advisor | Delarmelina, Juliana Macedo | |
dc.contributor.author | Castro, Ana Laura Ventura Coelho | |
dc.contributor.author | Fraga, Anny Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T18:38:52Z | |
dc.date.available | 2023-12-08T18:38:52Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Castro, A. L. V. C.; Fraga, A.N. Oficinas pedagógicas como potencializador do ensino-aprendizagem de botânica no ensino médio. 2023. 58 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3888 | |
dc.description.abstract | O ensino-aprendizagem de botânica é encarado de forma negativa por vários fatores,
sendo um deles o excesso de terminologias. Nesse sentido, o presente trabalho
objetivou avaliar o impacto da aplicação de oficinas pedagógicas no ensino de
Botânica no ensino médio, através do estímulo do interesse dos alunos. Para isso,
foram desenvolvidas duas oficinas, nas quais foram abordados os temas “órgãos
vegetativos" e “órgãos reprodutivos”, ambas utilizando os três momentos
pedagógicos. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal do Espírito Santo Campus
Santa Teresa, com alunos do 2° ano do Técnico em Agropecuária, em três etapas: (1)
levantamento do conhecimento prévio; (2) aplicação das oficinas; (3) avaliação final.
A análise e coleta de dados foram baseadas na abordagem quanti-qualitativa, através
dos resultados obtidos nas atividades realizadas pelos discentes e das observações
realizadas durante o processo da pesquisa. Os resultados demonstraram pouco
conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema. Entretanto, o processo de ensino
aprendizagem através das oficinas pedagógicas, elevou de forma significativa o
conhecimento dos alunos acerca do tema. Conclui-se que as oficinas pedagógicas,
trabalhadas de forma prática e contextualizada, promoveram o encantamento e o
entusiasmo dos alunos, promovendo uma efetiva construção de conhecimentos para
uma aprendizagem significativa em morfologia vegetal. | pt_BR |
dc.format.extent | 58 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Botânica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4640413988234891 | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1877485783496157 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Scalzer, Jaqueline | |
dc.contributor.member | Rocha, Leonardo de Souza | |
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