Show simple item record

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

dc.contributor.advisorDelarmelina, Juliana Macedo
dc.contributor.authorCastro, Ana Laura Ventura Coelho
dc.contributor.authorFraga, Anny Nogueira
dc.date.accessioned2023-12-08T18:38:52Z
dc.date.available2023-12-08T18:38:52Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCastro, A. L. V. C.; Fraga, A.N. Oficinas pedagógicas como potencializador do ensino-aprendizagem de botânica no ensino médio. 2023. 58 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3888
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem de botânica é encarado de forma negativa por vários fatores, sendo um deles o excesso de terminologias. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da aplicação de oficinas pedagógicas no ensino de Botânica no ensino médio, através do estímulo do interesse dos alunos. Para isso, foram desenvolvidas duas oficinas, nas quais foram abordados os temas “órgãos vegetativos" e “órgãos reprodutivos”, ambas utilizando os três momentos pedagógicos. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa, com alunos do 2° ano do Técnico em Agropecuária, em três etapas: (1) levantamento do conhecimento prévio; (2) aplicação das oficinas; (3) avaliação final. A análise e coleta de dados foram baseadas na abordagem quanti-qualitativa, através dos resultados obtidos nas atividades realizadas pelos discentes e das observações realizadas durante o processo da pesquisa. Os resultados demonstraram pouco conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema. Entretanto, o processo de ensino aprendizagem através das oficinas pedagógicas, elevou de forma significativa o conhecimento dos alunos acerca do tema. Conclui-se que as oficinas pedagógicas, trabalhadas de forma prática e contextualizada, promoveram o encantamento e o entusiasmo dos alunos, promovendo uma efetiva construção de conhecimentos para uma aprendizagem significativa em morfologia vegetal.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectBotânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOFICINAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4640413988234891pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1877485783496157pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberScalzer, Jaqueline
dc.contributor.memberRocha, Leonardo de Souza


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record