OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
tcc
O ensino-aprendizagem de botânica é encarado de forma negativa por vários fatores, sendo um deles o excesso de terminologias. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da aplicação de oficinas pedagógicas no ensino de Botânica no ensino médio, através do estímulo do interesse dos alunos. Para isso, foram desenvolvidas duas oficinas, nas quais foram abordados os temas “órgãos vegetativos" e “órgãos reprodutivos”, ambas utilizando os três momentos pedagógicos. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa, com alunos do 2° ano do Técnico em Agropecuária, em três etapas: (1) levantamento do conhecimento prévio; (2) aplicação das oficinas; (3) avaliação final. A análise e coleta de dados foram baseadas na abordagem quanti-qualitativa, através dos resultados obtidos nas atividades realizadas pelos discentes e das observações realizadas durante o processo da pesquisa. Os resultados demonstraram pouco conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema. Entretanto, o processo de ensino aprendizagem através das oficinas pedagógicas, elevou de forma significativa o conhecimento dos alunos acerca do tema. Conclui-se que as oficinas pedagógicas, trabalhadas de forma prática e contextualizada, promoveram o encantamento e o entusiasmo dos alunos, promovendo uma efetiva construção de conhecimentos para uma aprendizagem significativa em morfologia vegetal.
Redes Sociais