dc.contributor.advisor | Ferrari, Marlinda Gomes | |
dc.contributor.author | Jesus, Karina Pereira de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T21:00:58Z | |
dc.date.available | 2023-12-07T21:00:58Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Jesus, Karina Pereira de. Transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. 2023. 28 f. Artigo ( Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Práticas Pedagógicas para EPT) - Instituto Federal do Federal do Espirito Santo, Colatina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3880 | |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno
que tem sido amplamente estudado nos últimos anos. No entanto, a maior parte da
pesquisa tem se concentrado principalmente na fase da primeira infância. Como
resultado, adultos que possuem esse tipo de transtorno muitas vezes se veem sem o
suporte necessário, enfrentando as consequências sem ter o respaldo ou o entendimento
adequado sobre o assunto. O presente texto procura identificar, por meio de uma revisão
bibliográfica, os desafios teóricos e metodológicos relacionados à temática do Transtorno
do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na fase adulta, abordando aspectos de
grande importância. O principal propósito é compreender o TDAH e suas implicações na
fase adulta, identificando seus sintomas e apresentar alternativas para o processo ensinoaprendizagem em adultos com TDAH. A pesquisa aponta para a relevância de adotar uma
perspectiva profissional na observação e no tratamento de estudantes afetados por TDAH
no ambiente escolar conduzindo à defesa dessa causa, pois embora muitos avanços
tenham sido alcançados na compreensão do TDAH, ainda persistem lacunas
significativas, sobretudo no contexto educacional, derivadas da falta de conhecimento e
informação. Esta pesquisa se apresenta como contribuição importante para o
aprimoramento da formação acadêmica e profissional, ao reconhecer o papel dos
professores face aos desafios impostos pelos transtornos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder that has been widely
studied in recent years. However, most research has focused primarily on the early
childhood stage. As a result, adults who have this type of disorder often find themselves
without the necessary support, facing the consequences without having adequate support
or understanding on the subject. This text seeks to identify, through a literature review,
the theoretical and methodological challenges related to Attention Deficit Hyperactivity
Disorder (ADHD) in adulthood, addressing aspects of great importance. The main
purpose is to understand ADHD and its implications in adulthood, identifying its
symptoms and presenting alternatives for the teaching-learning process in adults with
ADHD. The research points to the relevance of adopting a professional perspective in
the observation and treatment of students affected by ADHD in the school environment,
leading to the defense of this cause, as although many advances have been achieved in
the understanding of ADHD, significant gaps still persist, especially in the context
educational, derived from lack of knowledge and information. This research presents
itself as an important contribution to the improvement of academic and professional
training, by recognizing the role of teachers in the face of the challenges imposed by
disorders. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Dístúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Dístúrbio do déficit de atenção em adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
dc.contributor.member | Ferrari, Marlinda Gomes | |
Redes Sociais