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Transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta

dc.contributor.advisorFerrari, Marlinda Gomes
dc.contributor.authorJesus, Karina Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-07T21:00:58Z
dc.date.available2023-12-07T21:00:58Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationJesus, Karina Pereira de. Transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. 2023. 28 f. Artigo ( Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Práticas Pedagógicas para EPT) - Instituto Federal do Federal do Espirito Santo, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3880
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que tem sido amplamente estudado nos últimos anos. No entanto, a maior parte da pesquisa tem se concentrado principalmente na fase da primeira infância. Como resultado, adultos que possuem esse tipo de transtorno muitas vezes se veem sem o suporte necessário, enfrentando as consequências sem ter o respaldo ou o entendimento adequado sobre o assunto. O presente texto procura identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, os desafios teóricos e metodológicos relacionados à temática do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na fase adulta, abordando aspectos de grande importância. O principal propósito é compreender o TDAH e suas implicações na fase adulta, identificando seus sintomas e apresentar alternativas para o processo ensinoaprendizagem em adultos com TDAH. A pesquisa aponta para a relevância de adotar uma perspectiva profissional na observação e no tratamento de estudantes afetados por TDAH no ambiente escolar conduzindo à defesa dessa causa, pois embora muitos avanços tenham sido alcançados na compreensão do TDAH, ainda persistem lacunas significativas, sobretudo no contexto educacional, derivadas da falta de conhecimento e informação. Esta pesquisa se apresenta como contribuição importante para o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, ao reconhecer o papel dos professores face aos desafios impostos pelos transtornos.pt_BR
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder that has been widely studied in recent years. However, most research has focused primarily on the early childhood stage. As a result, adults who have this type of disorder often find themselves without the necessary support, facing the consequences without having adequate support or understanding on the subject. This text seeks to identify, through a literature review, the theoretical and methodological challenges related to Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in adulthood, addressing aspects of great importance. The main purpose is to understand ADHD and its implications in adulthood, identifying its symptoms and presenting alternatives for the teaching-learning process in adults with ADHD. The research points to the relevance of adopting a professional perspective in the observation and treatment of students affected by ADHD in the school environment, leading to the defense of this cause, as although many advances have been achieved in the understanding of ADHD, significant gaps still persist, especially in the context educational, derived from lack of knowledge and information. This research presents itself as an important contribution to the improvement of academic and professional training, by recognizing the role of teachers in the face of the challenges imposed by disorders.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDístúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectDístúrbio do déficit de atenção em adultospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTranstorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adultapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
dc.contributor.memberFerrari, Marlinda Gomes


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