Show simple item record

A importância da literatura infantil aos anos iniciais do ensino fundamental para a formação do futuro leitor

dc.contributor.advisorCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.authorMoura, Bruna
dc.date.accessioned2023-12-04T12:24:22Z
dc.date.available2023-12-04T12:24:22Z
dc.date.issued2023-11-22
dc.identifier.citationMOURA, Bruna. A Importância da literatura infantil aos anos iniciais do ensino fundamental para a formação do futuro leitor. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3860
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental para formação do futuro leitor. É importante ressaltar que quanto mais cedo os livros infantis são inseridos no dia a dia das crianças, maiores são as possibilidades de surgir o gosto pela leitura (BRITO, 2013). Deste modo o objetivo geral da pesquisa é analisar a importância da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de inserir a criança no mundo da leitura, sob o aporte teórico de autores como Gregorin Filho (2009), Machado (2011), Coelho (1991), Balsan e Silva (2020), entre outros. A metodologia utilizada foi bibliográfica sobre a literatura infantil e suas contribuições para formação leitora, e análise de projetos de leituras que auxiliam essa prática. Os principais resultados encontrados mostram que o texto de literatura infantil desperta interesse na criança, mexe com sua imaginação e possibilita uma leitura agradável, deixando o leitor com vontade de ler novamente.pt_BR
dc.description.abstractThis research points out the importance of children's literature in the early years of Elementary School for the formation of future readers. It is important to highlight that the earlier children's books are included in children's daily lives, the greater the chances of a love of reading emerging (BRITO, 2013). Thus, the general objective of the research is to analyze the importance of children's literature in the early years of Elementary School as a way of inserting children into the world of reading, under the theoretical support of authors such as Gregorin Filho (2009), Machado (2011), Coelho (1991), Balsan and Silva (2020), among others. As a methodological venue, we carried out a bibliographical study about children's literature and its contributions to reader training. Also, we analyzed reading projects that supported this practice and succeed when applied in schools. The main results found show that children's literature texts arouse interest in children, stir their imagination and enable enjoyable reading, leaving the reader wanting to read again.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil aos anos iniciais do ensino fundamental para a formação do futuro leitorpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3772370031124473pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberZorthêa, katia Silene
dc.contributor.memberSouza, Dayane Santos de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8079704133227131pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2977556395383930pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3283-6833pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record