A importância da literatura infantil aos anos iniciais do ensino fundamental para a formação do futuro leitor

Moura, Bruna (2023-11-22)

tcc

Este trabalho apresenta a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental para formação do futuro leitor. É importante ressaltar que quanto mais cedo os livros infantis são inseridos no dia a dia das crianças, maiores são as possibilidades de surgir o gosto pela leitura (BRITO, 2013). Deste modo o objetivo geral da pesquisa é analisar a importância da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de inserir a criança no mundo da leitura, sob o aporte teórico de autores como Gregorin Filho (2009), Machado (2011), Coelho (1991), Balsan e Silva (2020), entre outros. A metodologia utilizada foi bibliográfica sobre a literatura infantil e suas contribuições para formação leitora, e análise de projetos de leituras que auxiliam essa prática. Os principais resultados encontrados mostram que o texto de literatura infantil desperta interesse na criança, mexe com sua imaginação e possibilita uma leitura agradável, deixando o leitor com vontade de ler novamente.

This research points out the importance of children's literature in the early years of Elementary School for the formation of future readers. It is important to highlight that the earlier children's books are included in children's daily lives, the greater the chances of a love of reading emerging (BRITO, 2013). Thus, the general objective of the research is to analyze the importance of children's literature in the early years of Elementary School as a way of inserting children into the world of reading, under the theoretical support of authors such as Gregorin Filho (2009), Machado (2011), Coelho (1991), Balsan and Silva (2020), among others. As a methodological venue, we carried out a bibliographical study about children's literature and its contributions to reader training. Also, we analyzed reading projects that supported this practice and succeed when applied in schools. The main results found show that children's literature texts arouse interest in children, stir their imagination and enable enjoyable reading, leaving the reader wanting to read again.


Colecciones: