Identificação de desperdícios no processo de conferência dos pedidos de um comércio atacadista
tcc
RESUMO: Devido ao crescimento mundial e nacional dos mercados atacadistas, é notório que existe uma grande necessidade desses mercados melhorarem seus processos, bem como, a qualidade de seus produtos e serviços. Diante disso, o presente estudo possui como objetivo identificar os desperdícios do processo de conferência dos pedidos de um comércio atacadista, e propor melhorias. Foi realizado um estudo de caso, com a abordagem quali-quantitativa, através da utilização das ferramentas do estudo de tempos e movimentos, mapeamento de processos e Lean Manufacturing, a fim de identificar o tempo padrão de cada elemento, distância média percorrida, como também, os desperdícios gerados por cada atividade. Através dos resultados obtidos, percebeu-se que apenas 33% do tempo correspondem ao tempo empregado em atividades que agregam valor, os outros 67% são decorrentes de atividades que geram algum tipo de desperdício. Por fim, propostas de melhorias foram apresentadas a fim de reduzir ou eliminar os desperdícios identificados como, por exemplo, a criação de um estoque intermediário para as caixas de papelões e a instalação de um Andon nas bancadas. Estima-se uma redução de aproximadamente 33,33% na quantidade de atividades, caso essas propostas de melhorias sejam executadas. Dessa forma, conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado de forma completa.
ABSTRACT: Due to the global and national growth of wholesale markets, it is clear that there is a great need for these markets to improve their processes, as well as the quality of their products and services. In view of this, the aim of this study was to identify waste in the order checking process of a wholesale business and to propose improvements. A case study was carried out using a qualitative and quantitative approach, using the tools of time and motion studies, process mapping and Lean Manufacturing, in order to identify the standard time for each element, the average distance traveled, as well as the waste generated by each activity. The results showed that only 33% of the time corresponds to time spent on activities that add value, while the other 67% comes from activities that generate some kind of waste. Finally, proposals for improvements were put forward in order to reduce or eliminate the waste identified, such as creating an intermediate stock for cardboard boxes and installing an Andon on the benches. A reduction of approximately 33.33% in the number of activities is estimated if these proposed improvements are implemented. We therefore conclude that the objective of the work has been fully achieved.
- Engenharias706
Redes Sociais