Show simple item record

NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

dc.contributor.advisorBarbalho, Pedro Augusto de Oliveira
dc.contributor.authorGnocchi, Andréia Bourguignon Vedova
dc.date.accessioned2023-12-01T19:36:35Z
dc.date.available2023-12-01T19:36:35Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationAGUIAR, Eliane Vigneron Barreto. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. VÉRTICES, Rio de Janeiro, v. 10, p. 63-71, 2008. ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; FERRETE, Rodrigo Bozi. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 2, p. 86-98, 2019. BARRETO, Jucéria Augusta Pereira; DE OLIVEIRA SANTOS, Leila Thaise Santana. O uso de imagens e as tecnologias da informação e comunicação: aportes para o ensino de biologia. Revista Expressão Católica, v. 9, n. 1, 2020. BEDIN, Everton. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Inovação tecnológica impulsionando a educação brasileira. Brasília, 2023. Disponível em: https://educacaoconectada.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2023. BUCH, H. E. R.; BRITO, K. S.; BUCH, V. M. Ensino e tecnologia digital: possibilidades e limitações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5810. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5810. Acesso em: 11 abr. 2023. CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan; BORGES, Aurélio Ferreira; DUTRA, Charles Emerick Medeiros. Tecnologia educacional podcast na educação profissional e tecnológica. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 6, n. 16, 2020. DA SILVA ARRELIAS, Josielson; BERNARDO, Ana Maria Guimarães; DE OLIVEIRA, Cleber Macedo. Reflexões sobre aprendizagem colaborativa e uso de TIC na educação profissional e tecnológica. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. e26111032327-e26111032327, 2022. DA SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho; DE SOUSA TEIXEIRA, Cenidalva Miranda. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020. DA SILVA, Joelson Conceição; PROFETA, Graciela Aparecida. A transferência de tecnologia na educação profissional e tecnológica:: estudo de caso do programa desafio senai mais indústria. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 6, n. 3, p. 80-94, 2022. DA SILVA, Marcio Roque dos Santos; OLAVE, Maria Elena Leon. Contribuições das tecnologias digitais associadas à indústria 4.0 para a formação profissional. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 2, p. 82-110, 2020. DÁVILA, Kétlen Salvino. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Amazonas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, p. e11392-e11392, 2021. DE ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020. DE MORAIS CÉLIO, Emiliano Rostand; PALMEIRA, Angelina; DA SILVA, Ricardo Moreira. Inclusão digital: um desafio para a sociedade. Inclusão Social, v. 5, n. 2, 2012. DE SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FERNANDES, Francisca Risolene. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021. DE SOUZA MORAES, Janyelton; BRITO e SILVA, Anne Heracléia de. A formação e desenvolvimento do professor de ensino superior: um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e às necessidades nesse processo em meio à pandemia. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 814-829, 2021. DE SOUSA, Wênia Keila Lima; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Educação profissional e tecnológica e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino: uma revisão sistemática da literatura. Devir Educação, v. 7, n. 1, 2023. DOS SANTOS, Cláudia Nazaré; NETA, Maria do Carmo Santos; MARTINS, Pablo Luiz. O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (ntics) no ensino: a utilização do whatsapp no curso de administração pública modalidade a distância. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 145-165, 2019. DOS SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020. DOS SANTOS PACHECO, Roberto Carlos; DOS SANTOS, Neri; WAHRHAFTIG, Ramiro. Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista Nupem, v. 12, n. 27, p. 94-128, 2020. FLORINDO, Geane Pacheco da Silva; MOURA, Luciana Teles. Estratégias de ensino e métodos inovadores na alfabetização de adultos, 2021 In: O processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação 2 / Organizadores Edwaldo Costa, André Pullig. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. FRANÇA, Tania; RABELLO, Elaine Teixeira; MAGNAGO, Carinne. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, v. 43, p. 106-115, 2019. GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino- aprendizagem. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, 2013. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991. HAYASHI, Carmino. Tecnologias digitais na Educação a Distância: fases, modelos, plataformas e ferramentas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e8079109295- e8079109295, 2020. LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, 2019. LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; DE SOUZA BEZERRA, Janete. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2219108415-e2219108415, 2020. MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Formação docente e novas tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998. MAINART, Domingos de A.; Santos, Ciro M. A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. UFVJM. 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/3385860-A- importancia-da-tecnologia-no-processo-ensino-aprendizagem-mainart-domingos-de-a-1- santos-ciro-m-1-2.html. Acesso em: 06 abr. 2023. MARTINS, Zélia. As TIC no ensino-aprendizagem da Matemática. In: Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Portugal. 2009. p. 2727-2742. MORAIS, Natallya Silva Dantas; DE ARAÚJO BRITO, Max Leandro. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5-e5, 2020. NEMER, Elda Gonçalves et al. Um estudo de caso sobre o uso de gamificação e da realidade virtual na Educação Profissional. Refas-Revista Fatec Zona Sul, v. 6, n. 5, p. 1-13, 2020. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. População mundial. [Nova Iorque: ONU, 2022?]. Disponível em: https://news.un.org/pt/tags/populacao-mundial. Acesso em: 18 abr. 2023. PEREIRA, Priscila Campos et al. Identificando práticas educacionais no Instagram: uma revisão sistemática. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 2, p. 01-19, 2019. PINHO, Magda Sales. A percepção de jovens da geração digital quanto ao suporte ao trabalho oferecido pela organização. 2014. Tese de Doutorado. PINTO, Pâmela Araujo et al. COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. Comunicação Pública, v. 15, n. 29, 2020. REIS, Ana. INCoDe. 2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional. 2021. Tese de Doutorado. SANTANA, Denise Eduarda Roberto Fernandes de. Análise de plataformas de streaming de vídeos e sua relação com TIC no ensino de ciências para a educação básica. 2020. SILVA, Carolina Morais Ribeiro da; CASTRO FILHO, José Aires de; FREIRE, Raquel Santiago. Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino. 2018. VIANNA, José Antonio; FERREIRA, Telma Antunes Dantas. Plataforma digital de educação: a percepção dos professores. e-Mosaicos, v. 7, n. 14, p. 104-120, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3858
dc.description.abstractA Educação Profissional e Tecnológica nos dias atuais é de extrema importância, pois descreve a sociedade em que se situa atuando sobre docentes e discentes de modo a exercer fundamentos de formação voltada ao contexto social exigente, numa perspectiva que se adeque muito mais do que a criação de mão de obra, mas por extensão a um indivíduo que pensa, sente e agrega sua capacidade de agir e pensar numa contribuição a si e a todos. Para este fim, a Educação Profissional e Tecnológica deve-se propor a acompanhar a evolução social, uma vez que é integrante e reflexiva aos contextos sociais do qual faz parte. Desta feita, a formação profissional de qualidade se dá através do uso de técnicas e recursos eficazes para o aprendizado teórico e prático. Nesse contexto, a tecnologia pode favorecer e ampliar as oportunidades ofertadas aos alunos, além de contribuir com recursos tecnológicos variados também ajudando aos docentes. A problemática aqui encontrada se deu após os desafios vivenciados na pandemia no início de 2020, onde mesmo a tecnologia fazendo parte da rotina, muitos docentes e alunos enfrentaram dificuldades em fazer uso das mesmas, pois com o ensino remoto as aulas passaram a ser mediadas através de ferramentas tecnológicas, muitas vezes precárias tanto para alunos como para professores. É reconhecido que as novas tecnologias no seio social veio para ficar. Desta forma, a exploração delas no cotidiano educacional é inevitável. As novas tecnologias se fazem ampliadoras de conhecimento e saberes. Estão disposição de todos e, ao professor, cabe saber fazer bom uso para enriquecer e ampliar seu trabalho de apoio ao aluno, de modo a orientá-lo no aprendizado. Destas, uma que se destaca pela difusão, é o Instagram, uma ferramenta já de vasto uso e popularmente utilizada como meio de contato, compartilhamento de imagens e vídeos, que tem potencial e permite a utilização como elemento para práticas pedagógicas. Os objetivos desse estudo é entender como, não somente o Instagram, como as demais ferramentas tecnológicas que estão disponíveis na sociedade podem ser aplicadas nas práticas do processo educacional. Os resultados corroboram essa premissa ao apontarem o quanto se faze necessário que o docente esteja atualizado nas novas tecnologias, bem como se prontifique a aceita-las e aplica-las ao seu cotidiano educacional. Ao sistema de ensino, e demais meios de apoio, devam ser exigidos o devido suporte para que estas ferramentas adentrem o seio educacional e se apresentem como elementos associados às outras já existentes para que o processo de ensino continue em evolução se adequando à realidade social que se mantém em contínua evolução.pt_BR
dc.format.extent43 fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectNOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleNOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVIANApt_BR
ifes.campusCampus_Vianapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vianapt_BR
dc.identifier.doihttps://orcid.org/0009-0004-2036-9291pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0154064720365283pt_BR
ifes.course.underposgraduatePRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EPT
ifes.course.underposgraduatePRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
dc.contributor.memberPortela, Leandro Almeida
dc.contributor.memberSiqueira, Yan Patrick Brandemburg
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6026687264335378pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0973829683123922pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-1264-1261pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-1264-1261pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record