NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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A Educação Profissional e Tecnológica nos dias atuais é de extrema importância, pois descreve a sociedade em que se situa atuando sobre docentes e discentes de modo a exercer fundamentos de formação voltada ao contexto social exigente, numa perspectiva que se adeque muito mais do que a criação de mão de obra, mas por extensão a um indivíduo que pensa, sente e agrega sua capacidade de agir e pensar numa contribuição a si e a todos. Para este fim, a Educação Profissional e Tecnológica deve-se propor a acompanhar a evolução social, uma vez que é integrante e reflexiva aos contextos sociais do qual faz parte. Desta feita, a formação profissional de qualidade se dá através do uso de técnicas e recursos eficazes para o aprendizado teórico e prático. Nesse contexto, a tecnologia pode favorecer e ampliar as oportunidades ofertadas aos alunos, além de contribuir com recursos tecnológicos variados também ajudando aos docentes. A problemática aqui encontrada se deu após os desafios vivenciados na pandemia no início de 2020, onde mesmo a tecnologia fazendo parte da rotina, muitos docentes e alunos enfrentaram dificuldades em fazer uso das mesmas, pois com o ensino remoto as aulas passaram a ser mediadas através de ferramentas tecnológicas, muitas vezes precárias tanto para alunos como para professores. É reconhecido que as novas tecnologias no seio social veio para ficar. Desta forma, a exploração delas no cotidiano educacional é inevitável. As novas tecnologias se fazem ampliadoras de conhecimento e saberes. Estão disposição de todos e, ao professor, cabe saber fazer bom uso para enriquecer e ampliar seu trabalho de apoio ao aluno, de modo a orientá-lo no aprendizado. Destas, uma que se destaca pela difusão, é o Instagram, uma ferramenta já de vasto uso e popularmente utilizada como meio de contato, compartilhamento de imagens e vídeos, que tem potencial e permite a utilização como elemento para práticas pedagógicas. Os objetivos desse estudo é entender como, não somente o Instagram, como as demais ferramentas tecnológicas que estão disponíveis na sociedade podem ser aplicadas nas práticas do processo educacional. Os resultados corroboram essa premissa ao apontarem o quanto se faze necessário que o docente esteja atualizado nas novas tecnologias, bem como se prontifique a aceita-las e aplica-las ao seu cotidiano educacional. Ao sistema de ensino, e demais meios de apoio, devam ser exigidos o devido suporte para que estas ferramentas adentrem o seio educacional e se apresentem como elementos associados às outras já existentes para que o processo de ensino continue em evolução se adequando à realidade social que se mantém em contínua evolução.
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