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Fluxo de teleconsultoria em telessaúde e avaliação da qualidade de chamadas VoIP baseado em callcenter de padrões abertos : contexto do programa Telessaúde/ES

dc.contributor.advisorAndreão, Rodrigo Varejão
dc.contributor.authorRodrigues, Célio Luiz
dc.date.accessioned2023-11-30T13:36:24Z
dc.date.available2023-11-30T13:36:24Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationRODRIGUES, Celio Luiz. Fluxo de teleconsultoria em telessaúde e avaliação da qualidade de chamadas VoIP baseado em callcenter de padrões abertos: contexto do programa Telessaúde/ES. 2018. 141 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3852
dc.description.abstractRESUMO: Esse trabalho avalia a qualidade da voz em ambientes com ou sem limitação de banda nas transmissões pela rede com chamadas VoIP em um call center com o fluxo simulado de atendimento do programa Telessaúde/ES, utilizando vários codecs incluindo codecs de baixa taxa de amostragem. Na telefonia tradicional comutada os circuitos são dedicados e por isso o sistema tem qualidade e confiança. Os sistemas VoIP compartilham os mesmos recursos de outros pacotes em transporte na rede como os pacotes de dados, por isso as chamadas VoIP sofrem com perdas de pacote, atrasos, jitter, o que implica na qualidade perceptível do usuário em relação a voz sendo recebida. Esse assunto tem sido tema de pesquisas cientificas para melhoria da qualidade. Um ambiente simulado de call center foi desenvolvido para realizações de chamadas VoIP entre softphones, em uma estação cliente, e um servidor PABX que responde com extratos de áudios relacionados nas recomendações de padronizações para medição da qualidade da voz. O áudio recebido pelo originador da chamada após passar pela rede e pelos processos de codificação e decodificação é comparado com o áudio original através de métodos para medição da qualidade PESQ e MOS da voz. Vários codecs foram testados nesse processo para avaliação da qualidade. O resultado alcançado desse trabalho foi a criação do protótipo do fluxo de atendimento de teleconsultoria do Telessaúde e a avaliação da qualidade da fala com vários codecs em redes com e sem limitação de banda simulando chamadas reais em um sistema VoIP.pt_BR
dc.format.extent141 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCall centerpt_BR
dc.subjectVoIPpt_BR
dc.subjectCodecpt_BR
dc.subjectPESQpt_BR
dc.subjectMOSpt_BR
dc.subjectTelessaúdept_BR
dc.subjectTeleconsultoriapt_BR
dc.titleFluxo de teleconsultoria em telessaúde e avaliação da qualidade de chamadas VoIP baseado em callcenter de padrões abertos : contexto do programa Telessaúde/ESpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012071P9pt_BR
ifes.researchAreaOtimização de Serviços, Sistemas e Processos.pt_BR
ifes.course.underposgraduateTecnologias Sustentáveis
dc.contributor.memberNunes, Reginaldo Barbosa
dc.contributor.memberMacedo, José Alexandre
dc.contributor.memberAndreão, Rodrigo Varejão


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