Estratégias argumentativas em língua portuguesa : uma proposta de ensino a partir do gênero carta de reclamação
dissertação de mestrado
RESUMO: A produção textual escrita tem despertado muitos estudos sobre como ocorre o desenvolvimento desse processo em sala de aula, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nessa área. De acordo com essas reflexões, este trabalho descreve o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de sequência didática em uma turma do oitavo ano de uma escola da rede pública estadual no município de Pancas, Espírito Santo. O objetivo deste trabalho é investigar, de maneira geral, se a falta de conhecimento de estratégias argumentativas influencia a produção textual. Essa investigação foi feita com base em uma Sequência Didática (SD), proposta como produto educacional final deste trabalho, a partir de uma produção de uma carta de reclamação aplicada em duas fases distintas: a primeira antes da SD e a segunda ao final, a fim de comparar e analisar o desenvolvimento do texto dos alunos com base no conhecimento de algumas estratégias argumentativas. Para fundamentar tais reflexões acerca das estratégias utilizadas na carta de reclamação, recorreu-se principalmente aos estudos de Charaudeau (2008), Emediato (2008) e Perelman e Tyteca (2005). Os resultados comprovaram os objetivos desejados, visto que foi possível constatar os avanços demonstrados nas produções de cartas de reclamação dos alunos mediante a comparação entre os textos da produção inicial e da produção final.
ABSTRACT: Written textual production has elicited numerous studies about the development of this process in the classroom, taking into consideration the low performance of students in this area. According to these reflections, this paper describes the development and application of a proposal for a didactic sequence in an eighth grade class from a public school in the municipality of Pancas, Espírito Santo. The aim of this study is to investigate, in general terms, if the lack of awareness of argumentation strategies can influence textual production. This investigation was based on a Didactic Sequence (DS), proposed as the final educational product of this paper, from the production of a dunning letter applied in two distinct stages: the first before the DS and the second at the end of it, in order to compare and analyze the development of students' text based on the awareness of some argumentative strategies. To underpin such considerations related to the strategies used in the dunning letter, it made use mainly of Charaudeau (2008), Emediato (2008) and Perelman and Tyteca (2005) studies. The results validated the desired objectives, since it was possible to verify the progress demonstrated in the production of the dunning letters of the students by comparing the texts of the initial production and the final production.
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