Show simple item record

A resolução de problemas de análise combinatória no ensino médio: da intuição à formalização

dc.contributor.advisorZanon, Thiarla Xavier Dal-Cin
dc.contributor.authorGaioti, Lidiane Ribeiro Rodrigues
dc.date.accessioned2023-11-29T23:31:14Z
dc.date.available2023-11-29T23:31:14Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.identifier.citationGAIOTI, Lidiane Ribeiro Rodrigues. A resolução de problemas de análise combinatória no ensino médio: da intuição à formalização. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3847
dc.description.abstractRESUMO: Essa pesquisa qualitativa investigou como a resolução de problemas pode contribuir para a aprendizagem dos agrupamentos simples de combinatória de alunos de quatro turmas de 2ª série do ensino médio de uma escola estadual de Cachoeiro de Itapemirim/ES. A partir da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas, desenvolveu-se o estudo em duas etapas: verificação de como a resolução de problemas é utilizada em aulas de matemática; e proposição de atividades para o ensino-aprendizagem-avaliação dos agrupamentos simples de combinatória a partir de problemas geradores. A análise dos dados mostrou que a resolução de problemas enquanto metodologia contribuiu para que os estudantes diferenciassem os agrupamentos envolvidos em cada situação, realizassem atividades nas quais tivessem que pensar nas características de cada um dos agrupamentos, e organizassem estratégias de resolução. Além disso, impactou na prática da professora regente quando trabalhou com outros conteúdos de matemática posteriormente à pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This qualitative research investigated how problem-solving can contribute to the learning of basic combinatorics concepts by students in four 2nd-grade high school classes at a state school in Cachoeiro de Itapemirim/ES. Using a teaching-learning-assessment methodology in mathematics through problem-solving, the study was conducted in two stages: examining how problem-solving is used in math classes, and proposing activities for teaching-learning-assessment of basic combinatorial concepts using generative problems. The data analysis revealed that problem-solving as a methodology helped students differentiate the combinatorial concepts involved in each situation, engage in activities that required them to think about the characteristics of each concept, and develop problem-solving strategies. Furthermore, it had an impact on the teaching practice of the instructor when working with other math content following the research.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectArranjo simplespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA resolução de problemas de análise combinatória no ensino médio: da intuição à formalizaçãopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4458768372376772pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.memberBonato, Fernanda Soares da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record