Show simple item record

Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares

dc.contributor.advisorDelmaschio, Andréia Penha
dc.contributor.authorSilva, Wesley Pereira da
dc.date.accessioned2023-11-29T12:01:01Z
dc.date.available2023-11-29T12:01:01Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Wesley Pereira da. Leitura e produção de texto no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000018/00001813.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3840
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da pesquisa está pautada nas concepções de Freire (1997) acerca da importância da dialogicidade no processo educativo, em oposição ao método bancário de transmissão de conhecimento. Com base no conceito de interculturalidade, que foi desenvolvido por Fornet (2004), a pesquisa considerou o congo como resultado da convivência de diferentes culturas que se mesclaram. Seja no campo, na cidade, nas comunidades carentes ou em bairros de classe média, um aspecto importantíssimo do processo ensinoaprendizagem é relacionar o trabalho escolar com a vida dos discentes. O carnaval de congo de máscaras é um evento cultural importante, é a manifestação da cultura popular local e traz em si os traços locais, além de recuperar, como toda manifestação cultural, aspectos históricos, geográficos entre outros. A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira encontra-se exatamente no local onde essa tradição é mais forte no município. Por outro lado, essa marca cultural é desprezada pelas práticas pedagógicas da grande maioria das instituições de ensino, a escassez de material específico para a utilização do congo nas atividades escolares pode ser um dos motivos para esse fato. Além disso, existe preconceito contra os representantes dessa manifestação cultural, em virtude de sua relação com a tradição de povos marginalizados. A pesquisa pretende, ainda, considerar a trilogia Terra-terra-território descrita por Lobino (2013), cuja centralidade é a agricultura familiar e a sustentabilidade como provocadores de práticas, leituras e produções, pois esta trilogia propõe uma perspectiva integradora do saber. As sequências didáticas foram realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, apresentamos o Circuito Cultural Gastronômico em forma de cartilha. Ele é o resultado das atividades de práticas de leitura e escrita realizadas. No Circuito, os alunos têm a oportunidade de compartilhar com o público externo (visitantes) suas produções e saberes a partir da pesquisa.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectCarnaval do Congo de Máscaraspt_BR
dc.titleLeitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolarespt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociais, estudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado profissional em letras em rede nacional
dc.contributor.memberDelmaschio, Andréia Penha
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberFoerste, Erineu


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record