dc.contributor.advisor | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.author | Silva, Wesley Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:01:01Z | |
dc.date.available | 2023-11-29T12:01:01Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Wesley Pereira da. Leitura e produção de texto no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000018/00001813.pdf. Acesso em: 24 set. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3840 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que
dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área
rural do município de Cariacica. Essa característica da pesquisa está pautada nas
concepções de Freire (1997) acerca da importância da dialogicidade no processo
educativo, em oposição ao método bancário de transmissão de conhecimento. Com
base no conceito de interculturalidade, que foi desenvolvido por Fornet (2004), a
pesquisa considerou o congo como resultado da convivência de diferentes culturas
que se mesclaram. Seja no campo, na cidade, nas comunidades carentes ou em
bairros de classe média, um aspecto importantíssimo do processo ensinoaprendizagem é relacionar o trabalho escolar com a vida dos discentes. O carnaval
de congo de máscaras é um evento cultural importante, é a manifestação da cultura
popular local e traz em si os traços locais, além de recuperar, como toda
manifestação cultural, aspectos históricos, geográficos entre outros. A Escola do
Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira encontra-se exatamente no
local onde essa tradição é mais forte no município. Por outro lado, essa marca
cultural é desprezada pelas práticas pedagógicas da grande maioria das
instituições de ensino, a escassez de material específico para a utilização do congo
nas atividades escolares pode ser um dos motivos para esse fato. Além disso,
existe preconceito contra os representantes dessa manifestação cultural, em
virtude de sua relação com a tradição de povos marginalizados. A pesquisa
pretende, ainda, considerar a trilogia Terra-terra-território descrita por Lobino
(2013), cuja centralidade é a agricultura familiar e a sustentabilidade como
provocadores de práticas, leituras e produções, pois esta trilogia propõe uma
perspectiva integradora do saber. As sequências didáticas foram realizadas com
alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, apresentamos
o Circuito Cultural Gastronômico em forma de cartilha. Ele é o resultado das
atividades de práticas de leitura e escrita realizadas. No Circuito, os alunos têm a
oportunidade de compartilhar com o público externo (visitantes) suas produções e
saberes a partir da pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 95 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Carnaval do Congo de Máscaras | pt_BR |
dc.title | Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Foerste, Erineu | |
Redes Sociais