dc.contributor.advisor | Buffon, Luiz Otávio | |
dc.contributor.author | Barbosa, Rodrigo Rossi | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T20:54:54Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T20:54:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Rodrigo Rossi. Uma proposta para vivenciar, no ensino médio, os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/383 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A dissertação apresentada neste trabalho é o relato da aplicação de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) voltada para o ensino dos conceitos
iniciais sobre termodinâmica em uma escola particular de ensino médio. Na unidade
de ensino foram abordados os conceitos de temperatura, sua relação com a
sensação térmica, estrutura da matéria, calor, energia térmica e os processos de
propagação de calor, enfatizando principalmente a análise conceitual do tema
abordado. Nesta aplicação, a proposta foi explorar ao máximo essa área da física de
forma a introduzi-la usando a estratégia de unidades de ensino potencialmente
significativas (UEPS), onde todos os passos são cuidadosamente pensados e
definidos para que o aluno compreenda integralmente e com o mínimo de dificuldade
o assunto. As aulas foram divididas e organizadas em sete encontros, apresentando
as situações-problemas com grau crescente de dificuldade utilizando como tática
central o ensino por investigação, com diversificadas metodologias, respeitando o
ritmo compatível dos estudantes e proporcionando um ambiente de fomento a
aprendizagem significativa. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e após
cada metodologia adotada ao longo da sequência os alunos discutiram o ocorrido,
criando um modelo mental e respondendo um roteiro de atividades investigativas e
neste momento coube ao professor ser apenas um mediador da situação proposta.
Após todas as perguntas serem respondidas pelos grupos, o professor promoveu a
desconstrução dos possíveis modelos não científicos dos estudantes, pois desta
forma podemos criar um novo conceito ou melhorar um conhecimento já adquirido.
Como bases teóricas são utilizadas a Teoria dos Campos conceituais de Vergnaud e
a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The thesis presented here is the account of the application of a Potentially Significant
Teaching Unit (LIFO) focused on the teaching of the initial concepts of
thermodynamics in a private High School. In the teaching unit, it was covered the
temperature concepts, their relationship with the thermal sensation, the structure of
matter, heat, thermal energy and heat propagation processes, especially
emphasizing the conceptual analysis of the topic discussed. In this application, the
proposal is to explore the most of this area of Physics in order to introduce it using
the strategy of Potentially Significant Teaching Units (LIFO), where all steps are
carefully thought out and defined so that the student understands fully and with no
difficulty. The classes were divided and organized in seven meetings, presenting the
problem situations with increasing degree of difficulty using as a central tactic the
teaching through investigation, with different methodologies, respecting the
consistent pace of students and providing proper environment for meaningful
learning. The students were divided into small groups and after each methodology
adopted during the sequence, the students discussed the event, creating a mental
model and answering an investigative activity script. At this time, the teacher worked
only as a mediator of the proposed situation. After all the questions are answered by
the groups, the teacher promoted the deconstruction of possible non-scientific
models of the students, because this way, a new concept can be created or the
knowledge already acquired can be improved. As theoretical basis, the Vergnaud’s
Conceptual Field Theory and the Ausubel’s theory of meaningful learning are used. | pt_BR |
dc.format.extent | 176 f. : il. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para vivenciar, no ensino médio, os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | |
ifes.campus | Campus Cariacica | pt_BR |
dc.contributor.institution | Sociedade Brasileira de Física | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Ensino de Física | |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Física | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5054076130464452 | |
Redes Sociais