A literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio Capixaba: pós-Reforma do Ensino Médio
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RESUMO: Este trabalho se insere em um projeto de investigação maior que tem como objetivo compreender a abordagem da Literatura no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba. Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica-documental, uma vez que analisa a inserção da literatura no seguinte documento: Orientações Curriculares de Língua Portuguesa para as Escolas Estaduais. A partir das mudanças significativas decorrentes da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio, surge a necessidade de entender sobre como o estudo da literatura está sendo posto nos documentos oficiais. Está fundamentado na perspectiva materialista histórica e dialética, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, com privilégio aos estudos inerentes às áreas da Literatura e Educação. Conclui que o ensino de literatura está prejudicado e esvaziado com a tendência da Pedagogia das Competências e reitera a importância da educação literária para a formação do gênero humano e das políticas públicas educacionais.
ABSTRACT: This work is part of a larger research project that aims to understand the approach of Literature in the Portuguese Language curriculum of high schools in Espírito Santo. It is methodologically categorized as a bibliographic-documentary research, as it analyzes the insertion of literature in the following document: Curricular Guidelines for Portuguese Language in State Schools. Given the significant changes resulting from the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) and the High School Reform, there is a need to understand how the study of literature is being addressed in official documents. It is based on the historical and dialectical materialist perspective, in light of Historical-Critical Pedagogy, with a focus on studies related to Literature and Education. The work concludes that the teaching of literature is impaired and empty with the trend of Competency Pedagogy, and reiterates the importance of literary education for the formation of the human genre and educational public policies.
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