Cubra doze da multiplicação : um jogo pedagógico utilizado como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem de números inteiros
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O trabalho em questão apresenta o relato e uma análise das estratégias utilizadas pelos alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Vitória-ES, a partir da realização de um jogo pedagógico adaptado às operações de multiplicação dos números inteiros. Esse jogo, “Cubra 12 da Multiplicação”, tratado como ferramenta alternativa e complementar no processo de ensino-aprendizagem das operações de multiplicação dos números inteiros e usado para apropriação destas, foi realizado em dois momentos. O primeiro momento feito quando o docente iniciou o conteúdo da multiplicação dos números inteiros e um segundo momento logo após a finalização do conteúdo. A pesquisa, de caráter qualitativo, se utilizou de fotografias, filmagens, gravações de áudios e soluções desenvolvidas pelos alunos nas folhas de operações e tabuleiros do jogo do segundo momento. O destaque principal, explorado no primeiro momento, foi a participação efetiva dos alunos na confecção de peças do jogo com o objetivo de aumentar a importância deles no processo e, principalmente, de se sentirem inserido na atividade como parte principal, além de se familiarizar com o conteúdo a ser visto. Já no segundo momento, objeto central da pesquisa, os dados foram analisados qualitativamente. Percebeu-se a melhora do cálculo mental e apropriação dos conceitos matemáticos. O jogo em si, além do lado lúdico e da descontração, foi contribuinte no processo de ensino-aprendizagem, o que permitiu que o professor desenvolvesse uma aula criativa e atraente e que despertasse a curiosidade do conteúdo trabalhado.
Redes Sociais